Digite aqui o assunto que busca

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Cerimonia do chá na China

Quando estiver em Beijing (Pequim)

http://www.chinatur.com.br/chinatur2.0/info_china2.1.php?id=6,

não deixe de participar da Cerimônia do Chá.

Cultura

A cultura do chá

O chá é a bebida oficial da China, sendo a cerimónia do chá uma das  maiores contribuições para a cultura mundial. Com quatro zonas típicas de produção concentradas à volta do Sul e Sudoeste do país e nas margens do rio Yangtsé, as diferentes variedades de chá (o chá verde é o mais popular) exigem além de diferentes instrumentos para aproveitar as suas qualidades.

O costume de beber chá, iniciou-se de forma medicinal, é por razão de luxo, uma vez que era importada da China no século IX. A idéia foi crucial para a criação e aprimoramento da cerimônia.
No século XII, um novo tipo de chá surge, o matcha, foi trazido por um monge japonês retornando da China. Considerado um chá verde mais forte, retirado da mesma planta de chá preto, foi inicialmente utilizado em rituais em Templos Budistas. Já no século XIII, samurais já consumiam a bebida matcha, como uma adaptação do Budismo, com isso, o futuro do chá estava traçado.

Foto de uma cerimônia do chá. Da esquerda para a direita: chashaku (espátula para o chá), sensu (leque), forma para colocar o batedor, chasen (batedor whisk) e fukusa (lenço de seda).

Nenhum comentário:

Postar um comentário