Digite aqui o assunto que busca

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Presidente chinês reúne-se com primeiro-ministro da Mongólia

O presidente da China Xi Jinping reuniu-se na capital chinesa com o primeiro-ministro da Mongólia Norov Altankhuyag e prometeu desenvolver ainda mais a parceria estratégica entre os dois países.
Elogiando as interações frequentes de alto nível entre as duas partes, Xi disse que a China e a Mongólia respeitam a independência, a soberania e a integridade territorial um do outro, assim como seu caminho de desenvolvimento, cuidando dos interesses centrais e das principais preocupações um do outro.

Xi disse que a confiança mútua e a amizade tradicional vêm crescendo de maneira sustentável nos últimos anos.

A China e a Mongólia, como vizinhos próximos, consideram o desenvolvimento um do outro como uma oportunidade importante e os dois experimentam uma cooperação econômica sempre crescente em diversas áreas, disse Xi durante a reunião.

A fronteira de 4.710 quilômetros entre a China e a Mongólia é caracterizada pela paz, estabilidade e amizade, disse o presidente chinês.

Xi mencionou que, se as duas partes aderirem ao princípio de confiança e reciprocidade mútuas, a relação entre as duas nações certamente crescerá de forma sustentável, saudável e estável, o que beneficiará a população de ambos os países.

Em relação à cooperação econômica, Xi disse que os dois países devem aproveitar ao máximo suas vantagens mutuamente complementares e impulsionar ao mesmo tempo a cooperação na exploração de minérios e construção de infraestrutura e no setor financeiro.

Altankhuyag disse que a Mongólia dá prioridade à amizade e à cooperação recíproca com a China em sua política externa.

O primeiro-ministro apoiou as opiniões de Xi, dizendo que a Mongólia está disposta a trabalhar com a China para manter as interações de alto nível, expandir a cooperação prática, aumentar os intercâmbios entre pessoas e melhorar a coordenação nos assuntos internacionais e regionais para enriquecer o conteúdo da parceria estratégica entre os dois países.

Fonte: Agência Xinhua em 28/10/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário