Digite aqui o assunto que busca

quarta-feira, 23 de dezembro de 2020

Turismo em Bonito (MS) - Serra da Bodoquena

 


A Serra da Bodoquena é uma das preciosidades que você pode conhecer 
ao visitar Bonito. 


O parque

Localizado a 70 km de Bonito, o Parque Nacional da Serra da Bodoquena é uma das atrações mais procuradas da região. Criado em 2000, tem objetivo de preservar a rica biodiversidade de Mata Atlântica local. 


Por enquanto é a única unidade de conservação federal do estado do Mato Grosso do Sul. E não à toa: essa é a maior área contínua com Bioma de Floresta Tropical da área.

A paisagem 

O Parque Nacional está dividido em dois fragmentos: norte e sul. Em seus 76.481 hectares encontramos uma diversidade de cenários que surpreende! São montanhas de rochas calcárias, cerrados e campos alagados. O terreno todo possui características geológicas únicas. 

A região ainda abriga diversas cavernas, grutas e abismos. Essas formações milenares, alagadas ou não, resultam da interação das águas de rios e das chuvas com as rochas.


Os rios



Rio Salobra e o Rio Perdido são os principais cursos de água do Parque. O primeiro fica ao norte e o segundo é localizado no fragmento sul. As águas dos rios, córregos e cachoeiras da Serra são limpas e com ótima visibilidade por conta das rochas. 

Alguns trechos do Rio Perdido são subterrâneos, com as águas fluindo por galerias dentro das rochas. Isso mesmo, a água adentra o solo pelos sumidouros em algumas áreas. Já, em outras, brota para a superfície através das ressurgências

As águas cristalinas são ideais para banho e para se observar as espécies de flora e fauna subaquáticas da região.

A floresta 



A flora da Serra da Bodoquena tem uma vegetação arbórea densa, com transição entre Cerrado Floresta Estacional Decidual Submontana. Isto é, grande parte de árvores perdem as folhas durante a estiagem. Na chegada da estação chuvosa, se recuperam e voltam à riqueza tropical. 

Os animais



A fauna também é rica em espécies. Entre as aves, encontramos Araras-azuis, vermelhas e canindés, bem como o Gavião Real e as Harpias. Raposas, lobinhos e Lobos-guarás são os canídeos da região.


Além disso, outros animais vivem por lá, como as Capivaras, Cutias, Antas, Catetos, Queixadas, Pacas, Lontras e Ariranhas. 

O clima e o tempo

O clima é marcado por dois períodos bem característicos: verão úmido e inverno seco. Semelhante às savanas tropicais, tem inverno com temperaturas entre 15°C e 20°C, além de chuvas mais intensas entre outubro e abril.

Os atrativos da Serra da Bodoquena

O atrativo Cachoeiras Serra da Bodoquena está localizado em uma fazenda próxima ao Parque Nacional. São 400 hectares ao total, sendo que 350 deles são formados por mata preservada e áreas em recuperação. O local tem fácil acesso, estrada asfaltada e bem sinalizada. Assim, o trajeto de 70Km para quem parte de Bonito leva apenas 1h.



Quem realiza o passeio caminha por uma trilha leve pela mata por 2.500 metros. São até oito paradas para banho em belas cachoeiras e piscinas naturais do Rio Betione

A trilha não tem limite de idade, pois, é plana e realizada à sombra das árvores.

Fonte: blog.bonitour.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário