Digite aqui o assunto que busca

quinta-feira, 13 de maio de 2021

Bairros de Tokyo: guia para entender a capital japonesa

 


Tokyo é um puzzle gigante, cujas principais peças estão unidas através da linha Yamanote, (uma linha de metro circular que atravessa boa parte dos principais bairros do centro da cidade).


Principais bairros de Tokyo

Shinjuku


O distrito de negócios por excelência, Shinjuku é uma das zonas mais frenéticas de Tokyo. O bairro tem como epicentro a gigantesca estação de metro (a mais movimentada de todo o país), que está por sua vez rodeada de centros comerciais, lojas de eletrônica e arranha-céus; incluindo o Tokyo Metropolitan Government Office (TMG).

Ideal para: negócios, compras.

Shibuya


Marcada pelo mais famoso cruzamento do planeta, Shibuya é uma área da cidade com muitas semelhanças a Shinjuku. O bairro é muito movimentado e o ambiente é jovem. Uma espécie de “Times Square de Tóquio”, costuma-se dizer, talvez pelos placards de vídeo que pontuam a paisagem urbana.

Ideal parapeople watching, centros comerciais.

Harajuku / Omotesando


Sem dúvida Harajuku e Omotesando complementam-se. É, aliás, difícil estabelecer uma linha divisória clara entre ambas, razão pela qual as junto neste post.

Harajuku é território cosplay, zona de criatividade infinita, da afirmação identitária dos jovens japoneses. E do Parque Yoyogi, especialmente vibrante aos domingos.

Omotesando, por seu lado, tem duas faces: a Avenida Omotesando, que desperta comparações com os Campos Elísios parisienses, recheada de lojas de luxo que pouco me dizem; e uma zona residencial adorável.

Ideal para: ver as cosplay, fazer compras de luxo, bons restaurantes.

Roppongi


De Roppongi diz-se ser o bairro mais procurado pelos expatriados de Tokyo. Consta, também, que tem uma noite vibrante, apenas comparável com a área de Shinjuku, frequentada pela comunidade estrangeira e por jovens japoneses.

Ideal para: vida noturna, encontrar expats

Ginza


Apesar das gerações mais novas preferirem bairros como Harajuku, Shibuya, Akihabara e Shinjuku, a verdade é que Ginza continua a ser um dos melhores locais para fazer compras e jantar. Para quem está nessa onda, é em Ginza que se encontram alguns dos melhores department stores – com comidas deliciosas -, hotéis de luxo, galerias de arte e restaurantes exclusivos.

O bairro fica especialmente interessante ao domingo, dia em que a Chuo-Dori, principal avenida de Ginza, é encerrada ao tráfego e se transforma numa movimentada artéria pedonal.

Ideal para: vida de luxo

Tsukiji


Tsukiji é uma pequena área portuária localizada na baía de Tokyo, a sul de Ginza. É uma das áreas mais frequentadas pelos turistas por causa do Mercado Tsukiji, tido como o maior mercado de peixe do mundo. 

Principal atração: Mercado Tsukiji

Marunouchi


O verdadeiro coração de Tokyo, Marunouchi é um distrito de negócios recheado de bancos e escritórios, adjacente a Ginza. É, no entanto, onde se localiza a JR Tokyo Station, principal hub do transporte ferroviário do país – boa parte dos comboios Shinkansen parte dali.

Além disso, o Palácio Imperial fica no limite norte de Marunouchi.


Ideal para:  facilidade de transporte

Asakusa


O bairro de Asakusa fica na parte nordeste do centro de Tokyo – do lado oposto a Shibuya – e é marcado por agradáveis quarteirões do período Edo. 

É no entanto por causa de uma das mais famosas e visitadas atrações de Tokyo que Asakusa é mais conhecida; o Templo Sensoji.

Principal atração: Templo Sensoji

Ueno


Bem ao lado de Asakusa fica Ueno. Trata-se de um bairro que mantém algum  traço arquitetônico da Tokyo antiga, mas que atualmente é mais famoso pelo seu parque.

O Parque Ueno é uma gigantesca área verde no centro da capital japonesa. Alberga ainda um jardim zoológico, o Templo Kaneiji e museus de relevo como o Museu Nacional de Tóquio. É também um dos lugares favoritos para hanani, o costume japonês de contemplar a sakura (cerejeiras em flor).


Principais atrações: Parque Ueno, Museu Nacional de Tóquio, Rua Ameya Yokocho

Shimokitazawa


Trata-se de um bairro com alma vintage, para mentes criativas, repleto de lojas com roupa e outros artigos usados, alguns cafés e nada de arranha-céus. 

Principais atrações: o ambiente do bairro; as próprias lojas.

Nakameguro


Nakameguro é uma zona residencial de classe média-alta, famosa pela beleza do canal que atravessa o bairro em época de sakura (cerejeiras em flor). Uma espécie de bairro escolhido por algumas celebridades para viver, com cafés elegantes e restaurantes caros. 

Principal atração: cerejeiras em flor.

Odaiba


Odaiba é o distrito mais recente de Tokyo. Foi construído em terrenos próximos ao mar na Baía de Tóquio e tem edifícios arquitetonicamente que lhe conferem um aspecto futurista. É o caso de alguns museus, do edifício da Fuji TV (projetado por Kenzo Tange) e do Centro de Convenções de Tóquio.

Principal atração: Centro de Convenções, Museu das Ciências do Mar.

Fonte: almadeviajante.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário