Digite aqui o assunto que busca

segunda-feira, 10 de junho de 2013

China aprova 3 variedades de soja transgênica do Brasil

Fonte: 10 Jun 2013 (Reuters)

O governo chinês aprovou três variedade de soja geneticamente modificada de interesse do Brasil, disse nesta segunda-feira o Ministério da Agricultura brasileiro em comunicado.

As variedades aprovadas foram a Intacta RR2 Pro, da Monsanto; a CV127, da Basf e da Embrapa; e a Liberty Link, da Bayer CropScience, acrescentou.
A aprovação ocorre poucos meses antes do início do plantio da safra 2013/14, num momento em que os produtores já realizam a compra de insumos.

As sementes transgênicas já tinham seu uso autorizado no Brasil e em outros mercados, mas a aprovação chinesa era amplamente aguardada pelo fato da China ser o principal mercado comprador da oleaginosa brasileira.

"Essa decisão era ansiosamente aguardada pelos sojicultores brasileiros, visto que as empresas têm poucas semanas para embalar e distribuir o produto, a tempo do plantio da nova safra", salientou o ministro Antônio Andrade, em nota, após participar no domingo do Foro China-America Latina e Caribe de Ministros da Agricultura, em Pequim.

Em março, o principal executivo da Monsanto no Brasil disse que a empresa esperava lançar comercialmente sua nova soja transgênica para plantio na safra 2013/14.

A soja Roundup Ready 2 Pro tem a capacidade de combater o ataque de insetos e também de ser resistente ao herbicida glifosato.
A grande maioria da soja plantada e comercializada no Brasil é da primeira geração de transgênicos, que possuem apenas a capacidade de tolerância a herbicida.
(Texto de Laiz de Souza)

Nenhum comentário:

Postar um comentário