Digite aqui o assunto que busca

terça-feira, 5 de outubro de 2021

Os extraordinários mercados flutuantes do Sudeste Asiático

 


Mercados flutuantes são os lugares onde as mercadorias são vendidas com o uso de barcos, sendo uma prática bem comum entre os países do Sudeste Asiático, como Tailândia, Vietnã e Indonésia. Tudo isso teve início em uma época na qual o transporte aquático desempenhava um papel muito importante na economia e vida cotidiana local. É importante destacar que todos os países citados estão localizados em ilhas ou em planícies úmidas que contam com vales fluviais amplos, facilitando o transporte e comércio de produtos em embarcações.


Os primeiros mercados flutuantes eram instalados em pequenos trechos de rios, onde as pessoas que ali viviam usavam os barcos como principal meio de viagem. Esses mercados eram bastante convenientes pois não exigiam a necessidade de abrir caminho pela selva extremamente densa que marca presença na região. Embora essas regiões sejam bem mais desenvolvidas nos dias atuais, os barcos ainda são usados ​​para transporte e comércio pelas comunidades ao longo das hidrovias, especialmente por fazendeiros cujas terras de cultivo ficam localizadas às margens do rio.



Os agricultores transportam seus produtos em barcos para os vender aos revendedores locais, eliminando a necessidade de montar lojas nas docas. Dessa forma, eles podem comercializar os seus produtos muito rapidamente e voltar para casa em um espaço de tempo muito curto. Os comerciantes locais compram os produtos e os vendem para lojas nas cidades vizinhas e para revendedores atacadistas das grandes cidades.


Mas além da questão comercial, os mercados flutuantes acabaram se tornando grandes atrativos turísticos. O mais famoso mercado flutuante é o Damnoen Saduak, a cerca de 100 km a sudoeste de Bangkok, na Tailândia. Esse mercado flutuante conta com centenas de vendedores e compradores que flutuam em seus pequenos barcos para vender e comprar produtos agrícolas e alimentos locais. O mercado abre no início da manhã e fecha cerca de uma hora antes do meio dia.



No Vietnã, o maior mercado flutuante é o mercado de Phung Hiep, que conta com centenas de barcos envolvidos em operações de compra e venda. Por outro lado, existe um mercado flutuante relativamente desconhecido no Lago Dal, em Srinagar, na Índia. É estritamente um mercado que foca no comércio de vegetais que são cultivados em fazendas ao longo do lago. Esse mercado geralmente funciona nas primeiras horas da manhã.

Fonte: tricurioso.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário