Digite aqui o assunto que busca

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

MESTRE CONFÚCIO

Ninguém influenciou a China tão profundamente como Confúcio. Ele é reconhecido como o primeiro e maior mestre da China. Por mais de 2.000 anos seus ensinamentos tem sido o fundamento do sistema ético e social da China; seu legado é inseparável do que significa ser chinês. Há um relato de suas conversações com seus discípulos e com os governadores e ministros de seu tempo – “Anacletos” , que é uma das mais importantes de suas obras (foi escrita pelos seus discípulos). Estas palavras auxiliaram muito a formar a cultura e a história da Ásia Ocidental, com sua afirmação da ética humanística. Se a influência for determinada pelo número de pessoas que viveram e morreram de acordo com a visão de um filósofo, Confúcio provavelmente tenha sido o pensador mais influente da história humana.
Quando criança, ele fazia rituais de faz de conta no templo; quando jovem, ele adquiriu a reputação de justiça, cortesia e amor pelo aprendizado. Viajou extensivamente e estudou na capital imperial, Zhou, onde se diz que ele encontrou Lao-Tsé, o fundador do Taoismo. Os ensinamentos de Confúcio se harmonizam muito bem com os de Lao-Tsé. Enquanto a abordagem de Lao- Tse era mística, Confúcio enfatizava a ética e a filosofia social.

Ele, entretanto, não teve oportunidade de divulgar muito as suas teorias até a idade de 50 anos, quando foi indicado como magistrado da cidade e sob sua administração, a cidade floresceu. Foi promovido várias vezes, eventualmente se tornando Secretário da Justiça e depois Ministro Chefe do país. Seu objetivo era apresentar uma versão purificada e mais abstrata da doutrina que ele acreditava estar inserida profundamente nas práticas tradicionais e assim reviver a integridade pessoal e o serviço desinteressado na classe governamental. Sua administração teve muito sucesso: foram introduzidas reformas, a justiça se fez e o crime foi quase que completamente eliminado.

A essência dos ensinamentos de Confúcio é humanidade. A bondade é a ação das pessoas que amam e a sabedoria é encontrada na compreensão das pessoas. Talvez os ensinamentos de Confúcio com relação à paz interior e paz na sociedade podem ser sumarizados num clássico a ele atribuído, intitulado A Educação Superior. O Caminho da Educação Superior é cultivado e praticado pela manifestação de um caráter iluminado de poder espiritual, amando as pessoas enquanto elas crescem e vivendo no bem maior.  

Fonte: internet

2 comentários:

  1. Para quem gostou e quer ter uma visão interessante (paralelo entre Aristóteles, Buda e Confucio) leiam: O Caminho do meio - como encontrar felicidade em um mundo de extremos, de Lou Marinoff.

    Os 3 tinham pensamento fundamentado na ideia do caminho do meio. Aristoteles influenciou toda a cultura ocidental, Buda e Confucio a tradição oriental.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. RK.Yonamine,
      Ficamos muito felizes, porque você engradeceu o nosso Blog com a sugestão do livro "O Caminho do Meio"; quando encontramos a felicidade a nossa vida se torna plena.
      Participe sempre, pois o nosso Blog é feito, com carinho, para vocês.
      Agradecidos, Chinatur Turismo e Passagens Ltda.

      Excluir