Digite aqui o assunto que busca

quinta-feira, 9 de junho de 2022

Cultura Chinesa: História, origem, características

 A cultura chinesa é uma das culturas mais antigas que podem ser encontradas em qualquer parte do mundo, o que significa que remonta a milhares de anos. A área em que a cultura é dominante cobre uma grande região geográfica no leste da Ásia com costumes e tradições que variam muito entre províncias, cidades e até vilas. Com a China como uma das primeiras civilizações antigas, a cultura chinesa é extremamente diversa e variada, tendo um efeito profundo na filosofia, virtude, etiqueta e tradições da Ásia até hoje.


História e origem da cultura chinesa

Desde os tempos antigos, a China é conhecida como o "Império Celestial". Isso se refere não apenas à força e à posição da China como o Reino Médio do Leste Asiático, mas também captura um significado mais profundo, descrevendo uma terra onde o divino e o mortal coexistiram. Refere-se à crença de que o divino, através de várias dinastias, transmitiu uma cultura rica e abundante ao povo chinês


A cultura chinesa é, portanto, conhecida como "divinamente inspirada" e é a única cultura no mundo que tem uma história registrada contínua de 5.000 anos. Deixou inúmeros clássicos literários, documentos históricos, relíquias culturais e registros nacionais que refletem seu imenso alcance.



Cultura Chinesa Antiga

A China é um país do Leste Asiático cuja cultura é considerada a mais antiga, ainda existente, do mundo. O nome 'China' vem do sânscrito Cina (derivado do nome da dinastia chinesa Qin, pronunciado 'Chin') que os persas traduziram como 'Cin' e parece ter sido popularizado através do comércio ao longo da Rota da Seda desde a China até o resto do mundo. Os romanos e os gregos conheciam o país como 'Seres', "a terra de onde vem a seda".


A vila de Banpo perto de Xi'an, descoberta em 1953 CE. Banpo é uma vila neolítica que foi habitada entre 4500 e 3750 aC e é composta por 45 casas com pisos enterrados no solo para maior estabilidade. Uma trincheira ao redor da cidade fornecia proteção contra ataques e drenagem, enquanto cavernas artificiais cavadas no subsolo eram usadas para armazenar alimentos. O layout da cidade e os artefatos descobertos lá (como cerâmica e ferramentas) defendem uma cultura altamente avançada na época em que foi construída.

Tem sido geralmente aceito que o "Berço da Civilização" chinês é o Vale do Rio Amarelo, que deu origem a aldeias por volta de 5000 aC.


Cultura Chinesa Religião

A religião chinesa foi originalmente orientada para a adoração do deus supremo Shang Di durante as dinastias Xia e Shang, com o rei e os adivinhos atuando como sacerdotes e usando ossos de oráculos. A dinastia Zhou o orientou a adorar o conceito maior de céu. Grande parte da cultura chinesa é baseada na ideia de que existe um mundo espiritual. Inúmeros métodos de adivinhação ajudaram a responder a perguntas, servindo até como uma alternativa à medicina.


O taoísmo é uma tradição religiosa ou filosófica de origem chinesa que enfatiza a vida em harmonia com o Tao. O Tao é uma ideia fundamental na maioria das escolas filosóficas chinesas; no taoísmo, no entanto, denota o princípio que é a fonte, o padrão e a substância de tudo o que existe. O taoísmo difere do confucionismo por não enfatizar rituais rígidos e ordem social 


comida de cultura chinesa

Jantar em uma mesa redonda na China: Jantar em uma mesa redonda na China Como um país que presta muita atenção à cortesia, a cultura alimentar está profundamente enraizada na história da China. Como visitante ou convidado em uma casa ou restaurante chinês, você descobrirá que as boas maneiras à mesa são essenciais e as cortesias distintivas exibidas invariavelmente aumentarão o prazer de suas refeições e o manterão em alto astral.


Embora os anfitriões na China sejam amigáveis ​​e hospitaleiros, você também deve mostrar respeito a eles. Antes do jantar começar, o anfitrião pode oferecer algumas palavras de saudação. Os convidados não devem começar a comer até que o anfitrião diga: "Por favor, divirta-se" ou algo assim, caso contrário, sugere desrespeito e causa nojo.


Quando os anfitriões colocam os pratos na mesa, eles organizam os pratos principais no centro com os pratos laterais colocados uniformemente ao redor deles. Quando os pratos principais forem preparados de forma decorativa, seja por corte ou por outros meios, serão colocados à frente dos convidados principais e dos seniores à mesa. Isso também incorpora virtude.

Fonte: hablemosdeculturas.com/cultura-china/

Nenhum comentário:

Postar um comentário