Pesquisar este blog

quarta-feira, 4 de junho de 2014

Conhecendo a CHINA

Desde que o regime comunista decidiu abrir a China para investimentos estrangeiros, em 1978, o país se tornou uma das economias que mais cresce no mundo, além de estar entre as dez maiores. 


As principais cidades da China


A China tem aproximadamente 9.572.900 km2 de área e é o terceiro maior país do mundo. 

Em muitos aspectos, o desenvolvimento do país foi determinado pela sua geografia. A China tem desertos, montanhas e bacias hidrográficas férteis, assim como possui alguns dos pontos mais altos e mais baixos da Terra. 

A maior parte dos recentes avanços econômicos ocorreram nas províncias da costa leste do país.






A sociedade chinesa tem passado por profundas transformações nos últimos anos. Cada vez mais pessoas estão se mudando para os centros urbanos, deixando para trás seus costumes e seu estilo de vida. 

Em muitas cidades, arranha-céus dominam a paisagem e marcas ocidentais conhecidas povoam shopping centers recém-inaugurados. A venda de celulares e computadores disparou, e estima-se que a China tenha 90 milhões de pessoas conectadas à internet – quatro vezes mais que em 2000. 

Mas a modernização da China também torna visível um país cheio de contrastes, com milhões de pessoas à margem da prosperidade.






Com 1,3 bilhão de habitantes, a China possui 20% da população mundial. Mas regras rígidas e mudanças no estilo de vida têm feito a taxa de crescimento populacional cair. A maioria dos casais das grandes cidades está sujeita à conhecida "política do filho único". Na zona rural, as famílias podem ter uma segunda criança se a mais velha for uma menina. 

A China também está vivendo uma enorme corrente migratória interna, de pessoas que deixam o interior rumo às cidades da costa leste. Em 1950, a população urbana representava menos de 13% do total. Agora, está em 40%, e deve chegar a 60% em 2030.



A distribuição dos grupos étnicos

Os chineses han representam até 92% da população da China, que também abriga outros 55 grupos étnicos. Essas minorias em geral vivem nas áreas de fronteira. 





Fonte: BBC Brasil.com








Nenhum comentário:

Postar um comentário