A convite do seu homólogo britânico, David Cameron, o primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, acompanhado da esposa, Cheng Hong, chegou ontem (16) à tarde ao Aeroporto Heathrow, em Londres e iniciou a sua visita oficial ao país europeu.
Durante a visita, o premiê chinês encontrar-se-á com a Rainha Elizabeth II, do Reino Unido, e fará sua habitual reunião anual com o seu homólogo britânico. Além disso, participará da Mesa-Redonda da Economia Global China – Reino Unido e do Fórum Financeiro China – Reino Unido, além de encontros com empresários de ambos os países.
O Reino Unido é um "importante parceiro" da China e os dois países têm muitas áreas para a cooperação de ganhos duplos, disse o primeiro-ministro chinês Li Keqiang.
O primeiro-ministro está em Londres para uma visita oficial e tem três propósitos: primeiro, "discutir as maneiras de aprofundar a cooperação em diversas áreas e assim impulsionar o crescimento de nossas respectivas economias".
"Segundo, apresentar a China verdadeira para mudar as más percepções e esclarecer dúvidas; e terceiro, aproveitar as perspectivas e as experiência britânicas", acrescentou Li.
O Reino Unido, mencionou Li, tem uma economia forte, um setor financeiro dinâmico e ciência e tecnologia avançadas, liderando o mundo em conservação de energia e proteção do meio ambiente.
A China, por sua parte, conta com um mercado enorme, grandes reservas de divisas e um setor manufatureiro competitivo, disse Li. As forças complementares dos dois países significam que eles possuem muitas áreas para colaboração.
A economia da China precisa crescer a um ritmo apropriado, e o crescimento de 7,5% esperado para este ano "é mais lento que no passado, mas normal", disse o líder chinês.
Fonte: Agência Xinhua
Nenhum comentário:
Postar um comentário