Pesquisar este blog

sexta-feira, 20 de junho de 2014

Trens fabricados na China cobrem 80% da capacidade de transporte ferroviário no Rio de Janeiro

O modelo 1:20 de "trem especial", de fabricação chinesa, para a Copa Mundial do Brasil, foi exibido durante a 9ª Exposição Internacional de Transporte Ferroviário da China realizada de 17 a 19 de junho em Shanghai.

  Nesta exposição, os produtos e serviços chineses de alto conteúdo tecnológico dividem o palco com produtos de marcas famosas de nível mundial.

  A unidade elétrica múltipla (EMU, na sigla em inglês) mostrada na exibição, um tipo de trem de alta velocidade interurbano, é fabricada pela Empresa de Veículos Ferroviários de Changchun CNR, com sede em Changchun, capital da Província de Jilin, nordeste da China.

  Estes trens EMU estão funcionando em cinco ferrovias interurbanas do Rio de Janeiro, uma das doze sedes da Copa Mundial da FIFA 2014, e transportam cada dia dezenas de milhares de aficionados do futebol.

    Segundo explicou o engenheiro subchefe da Empresa de Veículos Ferroviários de Changchun CNR, Yu Qingsong, os vagões da EMU se encontram entre os mais resistentes do mundo e podem suportar a maior tensão mecânica que os trens normais, com que garantem de melhor forma a segurança dos passageiros.

  A temperatura máxima no Brasil supera em ocasiões os 50 graus centígrados, o que representa um grande desafio para o desenho de trens, disse Yu.

  A empresa instalou um sistema especial de ar condicionado e escolheu um material especial para isolar o calor, explicou Yu.


Fonte: Agência Xinhua

Nenhum comentário:

Postar um comentário