Os governos de Brasil e China assinaram nesta quinta-feira (17), em cerimônia no Palácio do Planalto, 32 atos de cooperação em diversas áreas como infraestrutura, mineração, comércio, ciência e tecnologia, defesa, energia, educação e aviação civil.
Um dos acordos prevê a venda de 60 aviões da Embraer para as empresas chinesas Tianjin Airlines e ICBC Leasing. Outro disponibilizou crédito de US$ 5 bilhões válidos por três anos do banco chinês Eximbank para a mineradora Vale. Os acordos também preveem a facilitação de vistos de negócios para estrangeiros (três anos de validade, 90 dias de prazo de estadia e 90 dias de prorrogação desse prazo); e colaboração em projetos ferroviários.
A China é o principal parceiro comercial do Brasil. Segundo o Itamaraty, o país asiático é o principal destino das exportações brasileiras e, em 2013, o comércio entre os dois países foi superior a US$ 83 bilhões.
Xi Jinping também destacou, em discurso de brinde, a relação de “confiança” e “amizade” com o Brasil. “Apesar da distância geográfica, somos estreitamente ligados pela profunda amizade tradicional. Temos uma profunda confiança política mútua. Estou convencido de que, com nossos esforços conjuntos, a árvore da amizade terá flores e frutos.”
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário