Pesquisar este blog

quarta-feira, 9 de julho de 2014

China e EUA não devem ter medo de problemas na relação bilateral, diz presidente chinês

 

O presidente chinês, Xi Jinping, disse nesta quarta-feira que a China e os Estados Unidos não devem ter medo dos problemas nas relações bilaterais desde que ambos os lados trabalhem 
para resolvê-los.

  Xi fez a declaração na cerimônia de abertura conjunta do 6º Diálogo Estratégico e Econômico China-EUA e da 5ª Consulta de Alto Nível sobre Intercâmbios de Pessoal China-EUA.

  "A construção de um novo modelo de relações entre grandes países como a China e os EUA é sem precedentes na história. Não existe nenhuma experiência pronta com a qual podemos aprender", indicou Xi.

  Durante uma reunião entre Xi Jinping e o presidente norte-americano, Barack Obama, na Califórnia em junho de 2013, eles decidiram construir um novo modelo de relações entre grandes países caracterizadas pelo não conflito, não confrontação, respeito mútuo, cooperação de benefício mútuo.

  O consenso procede das condições dos dois países e do mundo e serve aos interesses fundamentais da população, disse Xi, acrescentando que isto é uma decisão estratégica e reflete a vontade dos dois países de evitar fricção entre as grandes potências.

  Xi pediu que ambos os lados acompanhem os tempos no desenvolvimento das relações bilaterais.

A China e os EUA superaram dificuldades e continuaram a progredir nos últimos 35 anos, graças ao entendimento das condições contemporâneas pelas lideranças, disse.

  "Hoje, nossos dois países devem observar melhor os tempos e pensar criativamente para abrir novos prospectos na cooperação bilateral", acrescentou Xi.


Fonte: Agência Xinhua

Nenhum comentário:

Postar um comentário