Pesquisar este blog

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Novo satélite brasileiro será lançado este ano na China.


Os trabalhos de montagem do novo satélite sino-brasileiro, CBERS-4, estão caminhando bem e o plano é lançá-lo da China por volta do dia 7 de dezembro, um ano após a perda do seu antecessor, o CBERS-3.

Ilustração divulgada em 12 de junho de 2014 pela Nasa mostra satélite OCO-2, que vai medir CO2 na atmosfera"O cronograma de trabalho está sendo cumprindo rigorosamente, sem nenhum problema até o momento", disse o presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), José Raimundo Braga Coelho, em entrevista exclusiva ao Estado na reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), realizada na semana passada no Acre. "Estamos fazendo esforço com os chineses para que tudo funcione na hora certa, e por enquanto está funcionando dessa forma."

O CBERS-4 é um irmão gêmeo do CBERS-3, e suas peças já estavam todas na China para servirem de "sobressalentes", no caso de algum problema de última hora surgir antes do lançamento. Assim, em vez de trazer as peças de volta para o Brasil para montar o satélite e depois ter de enviá-lo de volta para a China, optou-se por montá-lo na China, com a participação dos engenheiros e técnicos brasileiros.

Fonte: Exame.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário