O Serling Tso foi medido com 2.391 quilômetros quadrados em junho, 369 mais que o Namtso. Com essa área, o Serling Tso também se tornou o segundo maior lago salgado da China, informou Zhang Guoqing, pesquisador assistente do Instituto para a Pesquisa sobre o Planalto Qinghai-Tibet, subordinado à Academia Chinesa de Ciências.
A área total dos lagos na Região Autônoma do Tibet, no sudoeste da China, vem crescendo nos últimos anos. No entanto, a expansão do Serling Tso foi a mais notável, com sua área crescendo em 535 quilômetros quadrados na última década, ou um terço de seu tamanho original, observou Zhang.
Esse processo provavelmente continuará, explicou o especialista, mesmo que os cientistas ainda não tenham chegado ao consenso sobre se o derretimento das geleiras e o aumento das precipitações é a principal causa da expansão .
O crescimento do lago inundou diversas pastagens mas melhorou a ecologia na região, segundo funcionários dos distritos de Xainza e Bangoin, na sub-região Nagqu, onde está localizado o lago.
Devido ao aquecimento global, as geleiras da região se contraíram em 15% nos últimos 30 anos. O volume anual de correntes das geleiras aumentou dos 61,5 bilhões de metros cúbicos para 79,5 bilhões durante o mesmo período, o que supriu os rios e lagos, disse Zhang.
A CHINATUR, tem roteiro para o Tibet, com TREM DAS NUVENS,
saiba mais aqui >>>
saiba mais aqui >>>
Abaixo alguns roteiros para o Tibet, elaborados pela CHINATUR:
Fonte: Agência Xinhua
Nenhum comentário:
Postar um comentário