Pesquisar este blog

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

CNOOC anuncia primeira descoberta de gás em águas profundas no Mar do sul da China

A Companhia Nacional de Petróleo Submarino da China (CNOOC, na sigla em inglês), a maior produtora de petróleo e gás offshore do país, disse nesta segunda-feira que a CNOOC 981, a primeira plataforma chinesa de perfuração em águas profundas, fez sua primeira descoberta de campo de gás em águas profundas no Mar do Sul da China.


  O recém-descoberto Lingshui 17-2 está localizado a 150 km ao sul da Ilha de Hainan. O campo tem uma profundidade operacional média de 1,5 mil metros abaixo da superfície do mar, informou a empresa.

  Xie Yuhong, gerente na CNOOC, disse que o poço de gás do Lingshui 17-2 mostrou em teste que pode produzir 56,5 milhões de pés cúbicos de gás natural por dia, o equivalente a cerca de 9,4 mil barris de petróleo líquido diários.

  Este foi o maior fluxo diário de todos os poços de gás da CNOOC durante os testes, acrescentou.

  O Lingshui 17-2 também é a primeira importante descoberta de gás e petróleo em águas profundas pela plataforma semissubmersível CNOOC 981, que começou as operações em maio de 2012.

  A plataforma tem 114 metros de comprimento, 90 metros de largura e 137,8 metros de altura, além de pesar 31 mil toneladas.

  Do tamanho de um campo de futebol padrão, a estrutura é capaz de realizar uma operação offshore a uma profundidade de até 3 mil metros e de perfurar a até 12 mil metros de profundidade, de acordo com a CSSC.



Fonte: Agência Xinhua

Nenhum comentário:

Postar um comentário