Pesquisar este blog

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Especialistas da China e da Europa deliberam cooperação sino-europeia

Rota da Seda
Foi realizada ontem na cidade chinesa de Changsha, no sul da China, a reunião do 2º Fórum Sino-Europeu. O evento, co-organizado pela Associação da Diplomacia Pública da China e o think-tank europeu, Amigos da Europa (Friends of Europe), reuniu mais de 50 especialistas internacionais que discutiram com pesquisadores chineses o aprofundamento das relações entre a China e a Europa no quadro da construção do "Cinturão Econômico da Rota da Seda" e da "Rota da Seda Marítima do Século XXI".


O diretor do departamento dos assuntos europeus do Instituto de Estudos Internacionais da China, Cui Hongjian, disse que a proposta do presidente Xin Jinping de construir "um cinturão e uma rota" disponibiliza um grande espaço de cooperação. "Os europeus olham mais para o Oriente e os chineses olham mais para o Ocidente", ressaltou o diretor.

O pesquisador do Fundo Alemão de Ciência e Política, Gudrun Wacker, afirmou que a Rota da Seda interligava a cultura e o comércio da China com o Sul da Ásia e a Europa, e que a Europa tem que reforçar sua participação na criação da nova Rota da Seda.


Fonte: CRIOnline

Nenhum comentário:

Postar um comentário