Pesquisar este blog

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

A CHINA ........


........ quando falamos sobre a República Popular da China não faltam superlativos.

 

Tudo no país, também conhecido como “Império Central”, é de uma escala gigantesca. Seja sua história, tamanho, economia, cultura e seu povo, a China é um mundo em si só.







Com 9,6 milhões de km² (13% maior que o Brasil), a República Popular da China é o terceiro maior país do mundo. Compartilha sua fronteira com 14 paises vizinhos:
desde a selva no sudeste asiático, passando pelos Himalayas com a Índia, Deserto de Gobi com a Mongólia e o gelo da Sibéria com a Rússia.


Monte Everest







Apesar de diversas paisagens e biomas o país é composto principalmente por planaltos e montanhas no oeste e terras mais baixas a leste.
Depressão de Turpan

No sudoeste conta com o pico mais alto do mundo: o Monte Everest (8.848 m). A China também tem a segunda área mais baixa do mundo, com 154 metros abaixo do nível  do mar, na depressão de Turpan.






Todos os rios correm para o leste, que é densamente povoado e possui
Yang-Tsé
Rio Yang-Tsé
áreas agrícolas. O Rio Yang Tse (Rio Azul), com 6.380 km, corta o centro da China, sendo o terceiro mais longo do mundo e uma das artérias centrais de transporte do país.









A população chinesa é a maior do mundo com 1,3 bilhões de pessoas, o que representa 6,5 vezes a brasileira ou, aproximadamente, uma em cada cinco pessoas na Terra. A maior parte dela são de jovens: Cerca de 21% dos chineses tem menos de 14 anos; 71% entre 15 e 64 anos, e 8% com mais de 65 anos. Além disso, é uma população marcada pela diversidade, considerando suas 57 etnias diferentes, sendo a maioria da etnia Han.




Etnia Han

História, Cultura, Compras...
Outra observação fundamental na sociedade local se refere à impressionante urbanização da população nos últimos 30 anos, a qual passou de 80% rural e 20% urbano em 1980 para 50-50% em 2010.











Conheça a China com a CHINATUR

www.chinatur.com.br






Fonte: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário