N Seoul Tower, construída sobre um pico no Parque Namsan. |
Seul é o centro empresarial e cultural da Coreia do Sul, onde os arranha-céus despontam acima dos templos budistas.
Um influxo de indústria e tecnologia transformou Seul em uma cidade global.
Veja tudo de cima da N Seoul Tower, construída sobre um pico no Parque Namsan. As casas de chá e lojas de Insadong dão uma amostra do sabor coreano, que você pode experimentar melhor com uma visita aos parques e museus de Gyeongbokgung. O Palácio de Changdeokgung é Patrimônio Mundial da UNESCO e um belo exemplo da autêntica arquitetura antiga.
Seul, com o pico ao fuco |
Seul é, como tantas outras cidades asiáticas, uma encruzilhada entre o tradicional e o moderno. Não há um Centro Histórico como em tantas metrópoles europeias, mas resquícios da antiga e orgulhosa cultura coreana pontilhando cada canto da dinâmica capital da Coreia do Sul. Viciados em trabalho e internet, games e a vida pop, esta cidade vem crescendo em proporções incríveis, na esteira de seu desenvolvimento econômico. E o melhor, de forma sustentável e inteligente.
Corrégo Cheonggyecheon |
Feios e deselegantes pontilhões deram lugar a lugares agradáveis como o Córrego Cheonggyecheon, uma solução urbana exemplar, tal como o projeto de recuperação do rio Han, que corta a cidade. Outro importante marco de Seul, o portão Namdaemun (Sungnyemun), um símbolo construído no século 14, foi destruído por um incêndio em 2008, mas trabalhos de restauração foram iniciados rapidamente e espera-se que ele seja reaberto em um futuro próximo. Já parques temáticos como o Everland e o Lotte World são uma face mais moderna de Seul, uma boa pedida para as crianças.
Dinâmica, workaholic e divertida, Seul é um convite para curtir a vida. Karaokês, gigantescos centros de jogos, partidas de beisebol e futebol e boa comida são o cardápio para aproveitar tanto o dia como a noite.
ONDE COMER
No dia a dia, descubra que a gastronomia coreana tem coisas muito mais interessantes. Tente o bibimbap, uma tigela de arroz coberta com legumes, verduras e carnes finamente fatiadas, guarnecidas por um ovo -- normalmente cru. Simplesmente fantástico, assim como o churrasquinho coreano, o clássico bulgogi, que você mesmo prepara à mesa, grelhando finas fatias de carne. Tudo isto vêm acompanhado por pequenos pratos, os bancham, bocados de preparados que podem ser fritos, marinados ou cozidos.
Onipresente em todas as refeições da Coreia está o kimchi, uma conserva-guarnição que está mais para conceito do que um prato propriamente dito.
Acredita-se que existam mais de 200 diferentes tipo, com variações regionais sobre os ingredientes, processos de fermentação e temperos. O mais comum provavelmente é o tongbaechu kimchi, uma apimentadíssima versão feita com acelga.
Aqui, tal como em seus vizinhos asiáticos, come-se muito macarrão, mas experimente o gelatinoso naengmyoen. Para beber, nada como uma boa cerveja ou a bebida nacional, o soju, um destilado feito de arroz, batata-doce ou outras fontes de amido.
INFORMAÇÕES AO VIAJANTE
- Coreano
- Won sul-coreano
- Não é necessário
SEN Av. das Nações, Lote 14 Brasília - DF
(61)3321-2500
Consulte a Chinatur para esse ou para outros lugares asiáticos a conhecer www.chinatur.com.br
Fonte: Guia 4 Rodas
Nenhum comentário:
Postar um comentário