Desde o início do século 21, a China define a construção de ferrovias de alta velocidade como uma das principais diretrizes da modernização. Após uma década de desenvolvimento, o país possui hoje a maior malha ferroviária de alta velocidade no mundo.
Ferrovias são o principal meio de transporte na China.
A ferrovia de alta velocidade que liga Beijing a Tianjin tem 120 km de extensão e começou a funcionar no dia 1º de agosto de 2008, após três anos de construção. Esta foi a primeira linha ferroviária cuja velocidade ultrapassou 350km/h no mundo.
2010 foi um ano de grandes êxitos. Entraram em funcionamento os trajetos de 350km/h de Zhengzhou - Xi´an, Shanghai - Nanjing e Shanghai - Hangzhou, além de diversos percursos de 250km/h. A colocação de carris já foi finalizada na ferrovia Beijing - Shanghai. A velocidade recorde de 486km/h foi obtida nesta linha durante um teste experimental.
"O rápido desenvolvimento das ferrovias de alta velocidade elevou a capacidade do transporte e contribui para a modernização do país. Ela promoveu o desenvolvimento de setores como fabricação de equipamentos, novos materiais e serviços. Além disso, a construção de linhas rápidas reduz a área de ocupação de terras cultivadas."
"O trem de alta velocidade trouxe muita conveniência para o povo chinês e para os turistas. Podem viajar às cidades vizinhas e voltar no mesmo dia.
As ferrovias de alta velocidade mudam não só o âmbito geral da economia nacional, como também o cotidiano do povo. O desenvolvimento de trens de alta velocidade não representa apenas uma mudança no quadro de transporte como também envolve o planejamento de uma nação.
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Fonte: Internet
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