Pesquisar este blog

sexta-feira, 17 de abril de 2015

Conhecendo o Metro de Pequim

O transporte urbano chinês é barato e eficiente. Em Pequim o ônibus municipal não custa mais do que R$ 0,40 e o passe de metrô para uma viagem de 50 km custa cerca de R$ 3,40. Se não fosse isso, a cidade estaria em colapso, pois mesmo com um bom sistema de transporte público o trânsito na região central da cidade é caótico.

A linha de metrô de Pequim sozinha é mais de duas vezes maior do que todas as linhas de metrô do Brasil somadas. São 527 km de extensão para Pequim contra 280 km do Brasil. E as expansões continuam na capital chinesa.

Somente no período entre 2006-2014 foram construídos cerca de 380 km de linhas na cidade.

Em 2006 era assim:


Mapa do Metro de Pequim em 2006


Em 2015 já está assim:


Mapa do Metro de Pequim em 2015


Metro de Pequim
Somente no período entre 2006-2014 foram construídos cerca de 380 km de linhas na cidade. O que significa uma média de aproximadamente 43 quilômetros de novas linhas por ano. A velocidade da expansão é impressionante.


Muitas pessoas podem pensar, mas isso é a China o país tem mais de um bilhão de pessoas. É verdade, mas a diferença de tamanho entre Pequim (22 milhões) e a Grande São Paulo (20 milhões) não é tão grande assim, e mesmo assim o atual metrô de São Paulo é menor do que o de Pequim em 2006.


O plano de expansão do governo chinês é tão ambicioso que inclui a construção de linhas paralelas. Reduzindo a superlotação das linhas com maior tráfego de passageiros.

Isso tudo tem um custo bilionário, sobretudo porque o preço das passagens tem grandes subsídios governamentais. Mas essa foi a maneira que o governo encontrou para tornar o transporte público atrativo para a maioria das pessoas.

Fonte: Guilherme Marcolino

Aproveite as PROMOÇÕES que a CHINATUR tem para oferecer aos seus clientes nas passagens aéreas e na parte terrestre e corra para conhecer a China

China Legendária

Nenhum comentário:

Postar um comentário