Museu Nacional de Pequim |
As políticas favoráveis do país e crescentes demandas pelos recursos culturais da classe média levaram a um boom de novos museus privados por toda a China.
De acordo com os dados divulgados pela Administração Estatal de Herança Cultural (AEHC) antes do Dia dos Museus nesta segunda-feira, (18) o país chegou a 4.510 museus até o fim de 2014, dos quais 982 ou 21,8% são privados. Em 2009, havia apenas 328 museus privados.
Palácio de Arte da China em Shanghai |
Duan Yong, um funcionário da AEHC, disse que uma regulação sobre museus publicada em março estipula que os museus privados receberam o mesmo tratamento das instituições estatais em financiamento e os apoios têm sido um grande ímpeto à indústria.
As políticas emitidas pelos governos centrais e locais oferecem benefícios aos museus privados em uso de terra, apoio financeiro e aquisição de coleções. Em 2013, o Ministério das Finanças e a AEHC assinalou 100 milhões de yuans (US$ 16,4 milhões) para apoiar os museus privados.
Museu de Vidro em Shanghai |
Duan disse que sem os museus e colecionadores privados, a China poderia ficar bem atrás na coleção de itens relacionados ao costume folclórico e artes contemporânea e moderna.
"Se comparado aos museus nacionais, os privados têm um público mais amplo e uma conexão mais estreita com as pessoas comuns", disse Song Xiangguang, professor de arqueologia na Universidade de Peking.
Fonte: Agência Xinhua
Consulte sempre a CHINATUR, quando deseja viajar, você saberá porque???
www.chinatur.com.br
Código de Tour: China Tradicional - A12
Duração: 13 dias / 12 noites
Destinos: Beijing, Xian, Guilin, Hangzhou, Suzhou, Shanghai
|
Código de Tour: China Tradicional - A05
Duração: 9 dias / 8 noites
Destinos: Beijing, Xian, Shanghai, Guilin
|
Código de Tour: China Tradicional - A01
Duração: 10 dias / 9 noites
Destinos: Beijing, Xian, Shanghai, Guilin, Guangzhou
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário