Mercado de luxo da China é um dos mais cobiçados por marcas internacionais.
Não é de hoje que os consumidores chineses de alto poder aquisitivo recorrem aos países ocidentais para encontrar os produtos de luxo que desejam. Mas isso pode estar prestes a mudar.
Para satisfazer o apetite de uma nova classe alta no país, marcas "made in China" que já apostavam em produtos de qualidade e conhecem o gosto desses consumidores começam a despontar como autênticos competidores no mercado de luxo.
Primeiramente, os consumidores de alto poder aquisitivo mudaram suas preferências e trocaram os produtos de pura ostentação por artigos com mais classe e exclusividade.
Em segundo lugar, a melhora na qualidade ajudou novas marcas chinesas a se livrarem do estigma ruim do "made in China" e as colocou em um patamar mais competitivo junto a concorrentes globais.
"Antes as pessoas tinham vergonha de qualquer coisa ‘made in China’. Isso já não acontece mais".
Para satisfazer o apetite de uma nova classe alta no país, marcas "made in China" que já apostavam em produtos de qualidade e conhecem o gosto desses consumidores começam a despontar como autênticos competidores no mercado de luxo.
Primeiramente, os consumidores de alto poder aquisitivo mudaram suas preferências e trocaram os produtos de pura ostentação por artigos com mais classe e exclusividade.
Em segundo lugar, a melhora na qualidade ajudou novas marcas chinesas a se livrarem do estigma ruim do "made in China" e as colocou em um patamar mais competitivo junto a concorrentes globais.
"Antes as pessoas tinham vergonha de qualquer coisa ‘made in China’. Isso já não acontece mais".
"De maneira geral, este é um momento muito animador para as marcas chinesas. As pessoas estão procurando um estilo de vida chinês ao qual elas possam aspirar."
Tirando partido da tradição
Tirando partido da tradição
Para analistas, fabricantes de cosméticos que valorizarem mulher asiática vão sair na frente |
"As mulheres chinesas não gostam das marcas estrangeiras, que elas enxergam como algo para ‘brancas’", afirma Shaun Rein. "As fabricantes de cosméticos locais estão se focando em cuidados para o biótipo asiático e acredito que mais marcas de luxo apareçam neste segmento."
O caviar local recebeu o certificado "made in China" para começar a ser exportado em 2006. Hoje, ele está no cardápio de restaurantes agraciados com três estrelas pelo prestigioso Guia Michelin, em todo o mundo.
Quando um vinho fino chinês ganhou um prêmio internacional em 2008, críticos e especialistas em enologia de todo o mundo invadiram a China em busca de uma nova fronteira vinícola.
Empresas estrangeiras como Remy Cointreau, Moët & Chandon e a LVMH formaram parcerias com as vinícolas locais na esperança de se posicionar melhor no que se tornou um dos maiores países que consomem vinhos no mundo.
A China é hoje o maior consumidor mundial de vinho tinto e o sexto maior produtor, segundo a Vinexpo, conferência de produtores e exportadores com sede em Bordeaux, na França.
Empresas estrangeiras como Remy Cointreau, Moët & Chandon e a LVMH formaram parcerias com as vinícolas locais na esperança de se posicionar melhor no que se tornou um dos maiores países que consomem vinhos no mundo.
A China é hoje o maior consumidor mundial de vinho tinto e o sexto maior produtor, segundo a Vinexpo, conferência de produtores e exportadores com sede em Bordeaux, na França.
Fonte: BBC
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