Especialistas chineses concluíram a restauração de uma famosa estátua de Buda de 800 anos após um trabalho de sete anos.
Os visitantes agora podem ver uma nova aparência do "Qianshou Guanyin", uma estátua budista com mil mãos, no distrito de Dazu, do município de Chongqing, no sudoeste da China.
O programa de restauração começou em 2008 e custou cerca de 60 milhões de yuans (US$ 9,8 milhões).
Os trabalhadores repararam 830 mãos e 227 instrumentos, usando um milhão de folhas de ouro. Além disso, limparam completamente a estátua e prenderam as peças antigas.
É o maior projeto de restauração na estátua, que recebeu reparos pelo menos quatro vezes na história.
O projeto ajudará o Qianshou Guanyin a se manter brilhante por pelo menos 50 anos, disse Zhan Changda, pesquisador da Academia Chinesa de Patrimônio Cultural, responsável pelo projeto.
atrações em Chongqing |
A estátua, de 7,7 metros de altura e 12,5 metros de largura, foi esculpida durante a Dinastia Song do Sul (1127-1279). É uma obra-prima entre milhares de esculturas de pedra únicas nas grutas em Dazu. As esculturas datam no mínimo da Dinastia Tang (618-907) e foram listadas como sítios importantes do Patrimônio Mundial pela UNESCO em 1999.
Ao longo dos séculos, a cor da escultura desbotou, algumas folhas de ouro descascaram e rachaduras apareceram.
Esculturas nas grutas em Dazu |
As autoridades de patrimônio continuarão a monitorar a condição da estátua e tomarão medidas oportunas para evitar danos e passar sua beleza aos próximos 800 anos, de acordo com Tong Mingkang, vice-chefe da Administração Estatal de Herança Cultural, em uma cerimônia realizada no sábado para marcar a conclusão da restauração.
Fonte: Agência Xinhua
de experiência com viagens à China.
Nenhum comentário:
Postar um comentário