O Rio Amarelo, também conhecido como Huang He ou Huang Ho, é o segundo mais longo rio da China e o 6º maior rio do mundo, medindo 5.464 km, e tem uma bacia de 752.000 km².
É de grande importância para a economia chinesa pois o seu vale tem terras férteis, bons pastos e importantes jazidas minerais. Foi nesse rio que a civilização chinesa começou.
Visto de cima, o Rio Amarelo, considerado o Rio Mãe da nação chinesa, parece um enorme dragão voador. Ele cruza o Planalto de Loess, no noroeste do país, serpenteando pelo Vale Qinjin. Ao chegar em Hukou, na província de Shanxi, o rio, que chega a ter 400 metros de largura em alguns trechos, passa a medir apenas 40 metros de largura. E ali nasce um conjunto de cataratas em forma de casco de cavalo.
O parque turístico das cataratas de Hukou tem uma área total de 100 quilômetros quadrados. A principal cachoeira tem mais de 30 metros de altura, e as águas, ao despencarem pelo ar, produzem um barulho que pode ser ouvido à distância. Esta é a maior queda d’água no Rio de Amarelo.
A maior queda no Rio Amarelo |
Quem está fora do parque turístico, já pode ouvir os ruídos ensurdecedores da água que se choca com as rochas.
A segunda cascata maior do Rio Amarelo |
Agitação das águas das Cataratas de Hukou, no rio Amarelo, entre as províncias chinesas de Shaanxi e Shanxi Fonte: CRIOnline www.chinatur.com.br |
Nenhum comentário:
Postar um comentário