Preservar a saúde não é algo complicado, dominando algumas dicas sobre detalhes da alimentação, da ingestão de líquidos, da moradia, e da locomoção no dia-a-dia já é possível regular facilmente o organismo, mesmo sem formação profissional.
ALIMENTAÇÃO MODERADA
Mo Yan (ganhador do Premio Nobel de Literatura em 2012) hoje dá dicas de como a alimentação chinesa é saudável e equilibrada, as pessoas deixaram de comer simplesmente para matar a fome e passaram a considerar uma alimentação saudável e equilibrada, isso requer um conjunto de conhecimentos e não significa comer a vontade todos os dias. Como diz um antigo ditado chines: "Alimentação disciplinada, doença controlada".
Os chineses dizem que ficar 70% satisfeito é o ideal de uma refeição perfeita e ainda é necessário atentar para a presença equilibrada dos cinco sabores - doce, amargo, salgado, ácido e picante, uma vez que alimentos muito ácidos prejudicam o baço, amargos afetam os rins, picantes ferem o figado, salgados atingem o coração e doces perturbam o estomago.
Segundo o conceito chines, o ser humano está intimamente conectado a natureza, no norte da China, por exemplo, onde o clima é predominantemente seco, é aconselhável consumir alimentos que ofereçam maior umidade aos pulmões, como raiz de lótus, bulbo de lírio e cogumelos "orelha de pau" brancos.
Raiz de Lótus
Bulbo de Lírio
Cogumelos "orelha de pau" branco
Conforme mudam as estações, variam as sopas e chás com propriedades medicinais, especialmente no Sul da China. Os cantoneses tem o hábito de tomar uma tigela de sopa antes da refeição. No verão, apreciam uma sopa de costela de porco com pepino amargo. Acreditam que o amargo ajuda a eliminar o calor interno. No inverno, acrescentam raiz de huangqi e ginseng a canja de galinha para dissipar o frio e repor a energia vital.
Raiz de Huang qi
Raiz de Ginseng
Colaboração do Instituto Confúcio
FENG-SHUI NA ALIMENTAÇÃO- EQUILIBRIO YIN-YANG
Desde a antiguidade , a medicina chinesa utiliza as teorias de CHI e YIN-YANG e também as cores específicas de alimentos, para diagnosticar, tratar e curar.
Cores específicas de alimentos, aplicadas aos cinco elementos, (FOGO, TERRA, METAL, MADEIRA E ÁGUA ) podem ser usadas para tratar certas enfermidades como: doenças cardíacas, pulmões, fígado , problemas no baço etc.
Um prato deve ser doce (yin) e o outro salgado (yang); um quente (yang) e o outro frio (yin); um macio (yin) e outro crocante (yang). Os chineses acreditam que o equilíbrio entre esses dois elementos garante não apenas uma boa refeição, mas uma boa saúde.
Por considerarem importante a variedade de alimentos, uma refeição chinesa conta em seu preparo com alimentos de diversos grupos como carne, cereais, hortaliças, etc. Devido a sua grande extensão territorial, os hábitos e costumes alimentares variam de acordo com a região.
Inclusive o macarrão é um alimento muito popular na China e encontrado em grande variedade, achatado ou fino, feitos com farinha de trigo ou arroz.
COMIDAS TÍPICAS CHINESAS:
Em Beijing come-se o melhor e mais tradicional prato: Pato Laqueado de Pequim
Beijing |
É imperdoável para quem vai à China não experimentar o lendário Pato Laqueado.
Pato Laqueado de Pequim |
Beijing possui um vasto repertório de bons restaurantes, dos mais simples aos mais requintados. Aqui você encontrará vários pratos conhecidos, como dim suns, macarrão frito (que nós comumente conhecemos pelo nome japonês yakisoba), pãezinhos recheados baozi e jiaozi e o clássico pato de pequim, uma iguaria obrigatória cuja melhor parte é a pele crocante e laqueada.
A cidade hoje possui muitos shopping centers com variadas praças de alimentação e estabelecimentos mais sofisticados, servindo competentes menus de cozinha chinesa, italiana, japonesa, francesa, coreana e tailandesa, entre outras especialidades.
A sopa de barbatanas de tubarão é uma especialidade da culinária da China fundamentalmente um caldo preparado com o esqueleto das barbatanas de tubarões e alguns vegetais e condimentos.
Sopa de Barbatana de Tubarão |
As barbatanas de tubarão são um dos produtos da fauna marinha mais caros do mundo, usados quase exclusivamente para sopa na China. Esta atividade está documentada em escritos da dinastia Ming (1368-1644) e era considerada um dos oito tesouros da culinária de produtos marinhos.
A parte comestível das barbatanas de tubarão são as “espinhas” de cartilagem que mantêm a sua estrutura, uma vez que não possuem músculo e a pele é coberta por dentículos ósseos.
PEIXE AGRIDOCE
OSTRA NO VAPOR
A ostra é conhecida como “leite do mar” na China. Isso porque a comida é rica em proteínas e cálcio, o que faz muito bem à saúde. |
LAGOSTA
Lagosta servida numa belíssima e chamativa composição FRUTOS DO MAR |
Tigela externa feita de macarrão frito, levando no seu bojo um misto de frutos-do-mar (lula, camarão, vieiras, etc.).
VIEIRAS
As vieiras moluscos bivalves marinhos da família Pectinidae. Encontram-se em vários oceanos, sendo bastante apreciadas como alimento refinado na China
CAMARÃO
Fonte: Internet
O diretor da Chinatur, SOKAN KATO YOUNG, convida você a saborear as delicias da culinária chinesa, saiba como, consultando a CHINATUR aqui >>>
Nenhum comentário:
Postar um comentário