As Montanhas Sagradas da China estão divididas em três grupos principais:
Cinco Grandes Montanhas (五岳 – Wǔyuè).
Montanhas Sagradas do Taoísmo.
Montanhas Sagradas do Budismo.
Todas as montanhas sagradas foram destinos importantes para a peregrinação, à expressão chinesa para peregrinação (朝圣 – Chaosheng) é uma versão abreviada de uma expressão que significa “adore uma montanha sagrada” (朝拜 圣山 – Chaobai Sheng Shan). E várias delas estão nos posts sobre os Patrimônios da Humanidade da UNESCO (cada uma tem o link do post ao lado do nome).
As Cinco Grandes Montanhas são as principais montanhas na história chinesa e foram locais de peregrinação pelos imperadores. Apesar de não serem tradicionalmente categorizadas como taoístas ou budistas, estas cinco montanhas têm uma forte presença de ambas às filosofias, especialmente a do taoísmo, além de templos de Confúcio construídos em várias delas.
As cinco grandes montanhas ou ‘Wu Yue’ são organizadas de acordo com os cinco pontos cardeais, onde o centro é a direção inicial. O termo de ‘Wu Yue’ ficou famoso durante o reinado do imperador Wudi da Dinastia Han (140-87 AC). As cinco montanhas estão entre os pontos turísticos naturais mais conhecidos, e desde os primeiros períodos da história chinesa, foram locais de rituais imperiais e sacrifício. E cada uma delas remete a uma benção.
São elas:
Grande Montanha do Leste (Dōngyuè): Tài Shān – 泰山 – Tranquilidade; (Patrimônio da Humanidade.
Grande Montanha do Oeste (Xīyuè): Huá Shān – 华山 – Esplendor;
Grande Montanha do Sul (Nányuè): Héng Shān (Hunan) – 衡山 – Equilíbrio;
Grande Montanha do Norte (Běiyuè): Héng Shān (Shanxi) – 恒山 – Permanência;
Grande Montanha do Centro (Zhōngyuè): Sōng Shān – 嵩山 –Celeiro.
Segundo a mitologia chinesa, as Cinco Grandes montanhas se originaram à partir do corpo de Pangu (盘古 Pángǔ), que seria o criador do mundo.
Devido à sua localização oriental, o Monte Tài (montanha da tranquilidade) está associado com o sol nascente, que significa o nascimento e a renovação, por isso é considerada como a mais sagrada das Cinco Grandes montanhas. De acordo com a sua posição, também atribuem ter sido formado a partir da cabeça de Pangu.
Já o Monte Heng em Hunan seria o braço direito de Pangu, o Monte Heng em Shanxi, seu braço esquerdo, o Monte Song seu corpo, e do Monte Hua seus pés.
Montanhas Sagradas do Taoísmo
Wǔdāng Shān – 武当山 – Hubei.
Lónghŭ Shān – 龙虎山 – Jiangxi – Montanha do Tigre e do Dragão.
Qíyūn Shān – 齐云山 – Anhui – Montanha ‘tão alta como as nuvens’.
Qīngchéng Shān – 青城山 – Sichuan.
Montanhas Sagradas do Budismo
Wǔtái Shān – 五台山 – Província de Shānxī – Montanha das cinco plataformas.
Éméi Shān – 峨嵋山 – Província de Sìchuān – Montanha alta e sublime. (esse também tem descrição.
Jiǔhuá Shān – 九华山 – Província de Ānhuī – Montanha das nove glórias.
Pǔtuó Shān – 普陀山 – Província de Zhèjiāng – Monte Potalaka
Agora só por curiosidade, se você reparar o caractere 山, se repete em todos os nomes. Ele significa montanha, claro! O interessante é que ele foi criado baseado no desenho de montanhas, conforme figura abaixo, que também mostra a evolução do caractere:
Observando o desenho acima, dá para começar a desmistificar os caracteres chineses!!!
As Cinco Grandes Montanhas são as principais montanhas na história chinesa e foram locais de peregrinação pelos imperadores. Apesar de não serem tradicionalmente categorizadas como taoístas ou budistas, estas cinco montanhas têm uma forte presença de ambas às filosofias, especialmente a do taoísmo, além de templos de Confúcio construídos em várias delas.
As cinco grandes montanhas ou ‘Wu Yue’ são organizadas de acordo com os cinco pontos cardeais, onde o centro é a direção inicial. O termo de ‘Wu Yue’ ficou famoso durante o reinado do imperador Wudi da Dinastia Han (140-87 AC). As cinco montanhas estão entre os pontos turísticos naturais mais conhecidos, e desde os primeiros períodos da história chinesa, foram locais de rituais imperiais e sacrifício. E cada uma delas remete a uma benção.
São elas:
Grande Montanha do Leste (Dōngyuè): Tài Shān – 泰山 – Tranquilidade; (Patrimônio da Humanidade.
Grande Montanha do Oeste (Xīyuè): Huá Shān – 华山 – Esplendor;
Grande Montanha do Sul (Nányuè): Héng Shān (Hunan) – 衡山 – Equilíbrio;
Grande Montanha do Norte (Běiyuè): Héng Shān (Shanxi) – 恒山 – Permanência;
Grande Montanha do Centro (Zhōngyuè): Sōng Shān – 嵩山 –Celeiro.
Segundo a mitologia chinesa, as Cinco Grandes montanhas se originaram à partir do corpo de Pangu (盘古 Pángǔ), que seria o criador do mundo.
Devido à sua localização oriental, o Monte Tài (montanha da tranquilidade) está associado com o sol nascente, que significa o nascimento e a renovação, por isso é considerada como a mais sagrada das Cinco Grandes montanhas. De acordo com a sua posição, também atribuem ter sido formado a partir da cabeça de Pangu.
Já o Monte Heng em Hunan seria o braço direito de Pangu, o Monte Heng em Shanxi, seu braço esquerdo, o Monte Song seu corpo, e do Monte Hua seus pés.
Montanhas Sagradas do Taoísmo
Wǔdāng Shān – 武当山 – Hubei.
Lónghŭ Shān – 龙虎山 – Jiangxi – Montanha do Tigre e do Dragão.
Qíyūn Shān – 齐云山 – Anhui – Montanha ‘tão alta como as nuvens’.
Qīngchéng Shān – 青城山 – Sichuan.
Montanhas Sagradas do Budismo
Wǔtái Shān – 五台山 – Província de Shānxī – Montanha das cinco plataformas.
Éméi Shān – 峨嵋山 – Província de Sìchuān – Montanha alta e sublime. (esse também tem descrição.
Jiǔhuá Shān – 九华山 – Província de Ānhuī – Montanha das nove glórias.
Pǔtuó Shān – 普陀山 – Província de Zhèjiāng – Monte Potalaka
Agora só por curiosidade, se você reparar o caractere 山, se repete em todos os nomes. Ele significa montanha, claro! O interessante é que ele foi criado baseado no desenho de montanhas, conforme figura abaixo, que também mostra a evolução do caractere:
Observando o desenho acima, dá para começar a desmistificar os caracteres chineses!!!
Colaboração: CHRISTINE MAROTE
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