Cena do filme 'Memórias de Uma Gueixa' |
Gueixa (ou gueisha) é um termo japonês que significa artista. As gueixas são mulheres da tradição japonesa com formação em diferentes artes, vocacionadas para o entretenimento de clientes ou convidados em banquetes, casas de chá ou outros locais (públicos ou privados) onde sejam requisitadas. São caracterizadas pela forma especialmente cuidadosa com que se vestem, se penteiam e se pintam.
Uma gueixa inicia sua formação ainda muito jovem, sendo no começo designada por maiko, que significa aprendiz. Durante a formação, as futuras gueixas têm aulas de canto, música, dança, postura e etiqueta, aprendem tarefas domésticas e artes tradicionais japonesas em locais próprios para o efeito denominados de okiya.
As tatuagens de gueixas também são bastante populares principalmente para mulheres, pois representam força, delicadeza e inteligência. Apesar da figura de uma gueixa estar muitas vezes ligada ao conceito de servidão, a grande maioria escolhe fazer essa tatuagem porque a gueixa era um exemplo de cultura, sendo uma pessoa intimamente ligada ao mundo das artes.
É frequente a confusão entre gueixa e prostituta, mas a entrega ao sexo não é a principal função de uma gueixa.
A gueixa tem servido de inspiração para diversas produções artísticas, dentre as quais se destacam a ópera Madame Butterfly, de Puccini, e o filme Memórias de uma Gueixa (Memoirs of a Gueisha), do diretor Rob Marshall, baseado no best-seller homônimo de Arthur Golden, publicado em 1997. Na letra da popular canção Você é Linda, Caetano Veloso utiliza a singularidade da gueixa como referência, logo no primeiro verso “Fonte de mel nos olhos de gueixa”.
Fonte: Internet
Nenhum comentário:
Postar um comentário