Praça da Paz Celestial
É a grande praça no centro de Pequim e a terceira maior do mundo. Ampliada em 1949, a praça tem ao norte a Cidade Proibida, no centro contém o Monumento das Pessoas Heróis, de 38 metros, com inspiração do presidente Mao Zedong, onde está escrito que os heróis do povo são imortais. A leste e oeste foram construídos importantes edifícios de estilo soviético. A avenida, usada para desfiles do governo da China. Tendo a praça também o Mausoléu de Mao Zedong.
São os fatos históricos ocorridos na Praça da Paz Celestial que lhe deram projeção internacional, e não sua arquitetura. A praça pública é circundada pelas atrações mais famosas de Pequim, um ponto turístico imperdível.
Localizada centralmente, a Praça da Paz Celestial ocupa uma área de quase 44 hectares. É emoldurada por dois portões imperiais ao norte e ao sul: o Portão da Paz Celestial (Portão Tiananmen) e o Portão Frontal (Portão de Qianmen). A oeste fica o Grande Salão do Povo da era comunista, o ponto de encontro do governo chinês. A leste está o Museu Nacional da China.
Chegue cedo na praça e enfileire-se para assistir à cerimônia diária de hasteamento da bandeira, com soldados do Exército da Libertação Popular marchando pela praça. A bandeira é arriada em um cerimônia imponente semelhante ao pôr do sol.
Hoje em dia a atmosfera na praça é muito amigável; portanto, aprecie o ambiente com calma. Compre uma pipa para seus filhos ou observe os moradores locais tirarem fotos no Monumento aos Heróis do Povo em frente ao Mausoléu de Mao Tsé-Tung. Dentro desse salão no mausoléu, você pode ver de perto Mao Zedong, morto em 1976. Entre na fila para ver seu corpo mumificado ou uma réplica em cera, você escolhe. De qualquer forma, forma-se uma procissão para ver a imagem de um dos mais famosos ditadores da China.
Arredores da Praça:
MUSEU DE HISTÓRIA NATURAL
CIDADE PROIBIDA
A Cidade Proibida é um dos pontos turísticos mais incríveis de Pequim e, na verdade, de toda a China. Por séculos, somente o séquito real teve permissão de adentrar as maravilhosas muralhas e, por esse motivo, o complexo recebeu o nome de “Cidade Proibida”. Desde 1925, suas praças opulentas estão abertas ao público, atraindo milhões de turistas por ano.
Portão Frontal (Portão de Qianmen)
O Portão Frontal (Portão de Qianmen), localizado centralmente, também é conhecido como Zhengyangmen e originalmente fez parte das muralhas da cidade antiga. A imponente estrutura, com o típico teto abaulado chinês, tem 42 metros de altura e foi uma das principais entradas para a cidade imperial. A estrutura cuidadosamente preservada é um símbolo da herança cultural de Pequim, ligando o domínio imperial real à área suburbana externa da cidade.
Templo Celestial / Templo do Céu
O Templo Celestial é maior que a Cidade Proibida. Foi originalmente construído como um espaço para realização de cerimônias de imperadores no século XV, mas está aberto à visitação pública desde 1918. Hoje em dia, o local é um ponto de encontro de músicos, dançarinos e outros artistas locais que praticam artes marciais e hobbies aqui.
Escondido atrás das altas muralhas, o parque do Templo Celestial é um refúgio muito bem-vindo, uma alternativa às agitadas ruas da cidade de Pequim. A parte norte é semicircular, representando o paraíso. A parte sul quadrada simboliza a Terra.
Escondido atrás das altas muralhas, o parque do Templo Celestial é um refúgio muito bem-vindo, uma alternativa às agitadas ruas da cidade de Pequim. A parte norte é semicircular, representando o paraíso. A parte sul quadrada simboliza a Terra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário