A China é hoje a segunda maior economia global, atrás apenas dos Estados Unidos. Com mais de 1 bilhão e trezentos milhões de consumidores, o gigante asiático caminha para um futuro com números de invejar qualquer nação desenvolvida.
http://blogchinatur.blogspot.com.br/2017/03/feira-de-cantao-guangzhou-china.html
http://blogchinatur.blogspot.com.br/2017/03/feira-de-cantao-guangzhou-china.html
O dragão asiático pode trazer diversas oportunidades para os negócios brasileiros, tanto em território nacional quanto no vasto território chinês, e essa relação bilateral tem cada vez mais se intensificado. Como parte do bloco dos BRICS, onde estão o Brasil, a Rússia, a Índia, a China e a África do Sul, há que se tirar proveito da nossa condição de país em desenvolvimento. Até 2020, a China deve investir mais no exterior em comparação com o capital externo aplicado em seu país, afirmam dados recentes do governo chinês.
Para levar seu negócio para a China, muitos são os obstáculos, da distância física e cultural entre os dois países, ao desconhecimento de práticas adotadas internacionalmente pelo sistema judiciário. As oportunidades são crescentes e diversificadas: “Lá se tem todo tipo de consumo, de altíssimo nível até de produtos básicos. Então há todo tipo de oportunidades no mercado chinês. Temos que investir em marca e imagem brasileiras na China.
Negócios com chineses
Quer você queira levar seu negócio para o mercado chinês ou atrair investimentos chineses em território brasileiro, devido à óbvia diferença das duas culturas, vale a pena considerar o aprendizado de alguns costumes chineses para evitar insucessos, ou uma má recepção por conta de gafes ou desconhecimento. Aprender a língua seria o ideal, contudo, como dizem que uma vida é muito pouco para os ocidentais aprenderem chinês, seguem outras dicas mais práticas e com possibilidade de atuação imediata, caso você queira ser bem sucedido em uma negociação, e não perder oportunidades por conta de equívocos muitas vezes considerados imperdoáveis. Negociação é uma arte para os chineses.
http://www.chinatur.com.br/chinatur2.0/userfiles/files/China%20Turismo_Dicas%20de%20Viagem%20para%20China.pdf
1- Obviamente que falar a língua chinesa seria uma primeira e importante habilidade, que poderia facilitar o desenvolvimento de qualquer negócio com chineses, mas o inglês acaba sendo a língua escolhida. Todavia, tenha informações sobre a sua empresa também em chinês, já que nem todos falam o idioma inglês com perfeição. Se possível, use tradutores, pois a chance da comunicação ser feita de forma correta aumenta consideravelmente.
![]() |
| Sokan Kato Young - diretor da Chinatur - acompanhando Grupo para a CANTON FAIR, consulte !!! |
2 - Com uma civilização milenar, de uma cultura de 5 mil anos, ao longo dos quais desenvolveram-se práticas, costumes e rituais que estão enraizados no seu povo, para ter sucesso nos negócios e no relacionamento com os chineses, a cultura local não pode ser desconsiderada. Estudar a economia, um pouco da história e a geografia do país pode ser de grande valor para o sucesso de seu negócio com os chineses.
3 - O cumprimento tradicional chinês é o aperto de mão por iniciativa do anfitrião. Os chineses não costumam se abraçar ou se beijar. No primeiro encontro, é costume trocar cartões de visita que se deve receber e entregar com as duas mãos. Também para os cartões é importante que este esteja escrito em inglês e, se possível, em chinês.
5- Tenha paciência pois os chineses têm um velho costume de passar o dia inteiro pechinchando. Para se ter uma negociação bem-sucedida, prepare-se antes de iniciar a transação: leve um farto mostruário e a sua tabela de preços, com todas as descrições, cotações e capacidade de produção, realize uma pesquisa detalhada das condições do mercado, compare os preços e as variedades dos produtos.
7 - O chinês possui o hábito de querer conhecer o profissional de forma pessoal, e é comum questões como se você é casado e se tem filhos, bem como o porquê, caso as respostas sejam negativas. Para os chineses é importante conhecer esse aspecto íntimo do futuro parceiro de negócios.
E uma última, mas valiosa informação. Diz-se que negócio na China se faz nesta sequência: vender a si próprio como amigo, vender a sua empresa como referência de credibilidade, e vender o seu produto e/ou o seu serviço com regularidade. Siga essas dicas e transponha as muralhas chinesas!
Fonte: Internet
Sokan Kato Young - diretor da Chinatur - tira todas as suas dúvidas sobre CHINA e FEIRAS,
contate: (+5511 98149-5847) / (+5511 3292-9247)




Nenhum comentário:
Postar um comentário