Há mais de dois mil anos, os chineses têm usado incenso em cerimônias religiosas, veneração aos seus ancestrais, em alguns tratamentos da medicina tradicional chinesa, e na vida cotidiana. A cultura do incenso está sempre conectada com a tradição e, mais do que pequenas varetas queimando dentro dos templos , ele é um símbolo da oração, dos fiéis que o acendem, subindo no céu.
A liberação de fumaça perfumada quando é queimado cria uma atmosfera espiritual e mascara odores desagradáveis. A fumaça e fragrância produzidas junto com a oração, ajuda as pessoas a sentirem que seu culto é sagrado e santo. Como se fosse a materialização das suas preces.
Junto com a introdução do budismo na China chegaram o incenso calibrado ou relógios de incenso (香 钟; xiāngzhōng ou 香 印; xiāngyìn). O poeta Yu Jianwu 庾 肩 吾 (487 -551) registrou pela primeira vez sobre eles: ”Ao queimar incenso sabemos as horas da noite, com velas graduadas que confirmam a contagem dos relógios”. O uso destes dispositivos de cronometragem com incenso, se espalhou pelos mosteiros budistas na China e sua secular sociedade.
Como forma de arte
No entanto, desde os tempos neolíticos, os chineses têm evoluído usando incenso não só para as cerimônias religiosas, mas também para aromaterapia pessoal e ambiental. Hoje em dia o incenso é considerado como uma das formas de arte chinesas.
Os incensos são bem vindos em cerimônias de chá e quando se está jogando. Alguns entusiastas do Xiangdao procuram sintonizar finamente seu sentido de cheiro – eles jogam jogos para ver quem pode identificar diferenças sutis entre variedades de incenso, semelhante a um especialista em vinhos que pode distinguir a vindima de um vinho pelo aroma e sabor.
Faça seu pedido
Para que Buda ouça as orações, você deve comprar três bastões de incenso e acendê-los no queimador que existe nos pátios dos templos. Em seguida, mantenha as varas entre as palmas das mãos contra sua testa, de frente para o templo e pense no que deseja. Incline-se três vezes naquela direção e, em seguida, vire à sua direita para fazer as três inclinações de corpo em todas as quatro direções.
Deve visualizar/mentalizar o desejo e repeti-lo enquanto faz as saudações. Uma coisa importante é que não se pode fazer mais do que doze inclinações (3 para cada lado, norte, sul, leste e oeste, partindo da frente do templo).
Assim que terminar, coloque seu incenso no caldeirão de bronze.




Nenhum comentário:
Postar um comentário