A tradição do chá na China é representada na qualidade de seus chás, que surgiram no país há 5000 anos e se destacam mundialmente até os dias atuais. Uma bebida culturalmente apreciada no gigante asiático, que atravessou fronteiras e se encontra hoje como parte dos hábitos diários em muitos outros países ao redor do globo, sendo a segunda bebida mais consumida, somente atrás da água.
A importância do chá na China tem provas históricas: algumas escavações arqueológicas encontraram recipientes de chá nos túmulos da dinastia Han (206 a.C. – 220 d.C.), porém o chá tornou-se a bebida oficial da China durante a dinastia Tang (618 – 906 d.C.).
O chá começou a fazer parte da cultura religiosa e foi se espalhando para além dos territórios chineses, alcançando o Japão e, a partir de 1560, a bebida começou a viajar pelo mundo e conquistou diversas culturas e povos.
A Cultura dos Chás Chineses
Os chás chineses são de grande importância quando se consideram os costumes do país asiático, e engana-se quem pensa que são feitos apenas para se beber, para se matar a sede. Na China, a degustação do chá é algo comum, da mesma forma como é comum se degustar um vinho, por exemplo. Aprecia-se e julga-se a bebida através da cor, aroma e sabor do chá, e até mesmo da qualidade da água utilizada na preparação. A cultura dos chás para os chineses ainda vai além: pode-se ver a atividade de ingerir a bebida sob um aspecto ainda mais profundo, envolvendo uma filosofia, moralidade e exercício de “refrescar a mente”; um verdadeiro ritual cheio de significados.
Em alguns lugares, os chás são consumidos em xícaras sem alças. Isto ocorre por duas razões: se você consegue segurar com as mãos, isto indica que a temperatura do chá está ideal para o consumo; se você não conseguir segurar e até queimar as mãos é porque pode fazer mal.
Onde comprar os melhores chás chineses
Tunxi Ancient Street, em Huangshan, a rua mais importante para se comprar chás chineses
Rua Malindao - Beijing
Beijing (3n)
Mercado do Chá de Tianshan em Shanghai
Shanghai (3n)
Fonte: ChinaLink / Internet
Nenhum comentário:
Postar um comentário