Se, no passado, a China era vista como o país especializado em apenas “copiar” grandes empresas estrangeiras, hoje em dia, essa ideia não podia estar mais ultrapassada. E em meio a esse boom de inovação tecnológica chinesa, Shenzhen se consagrou como o principal pólo produtor mundial quando o quesito é tecnologia e hardware. Mas como a cidade chinesa se transformou em um exemplo de sucesso tão grande? Entenda os motivos que levam Shenzhen a ser considerada como o centro mundial dos avanços tecnológicos do futuro!
Shenzhen é uma das maiores e mais importantes cidades da China, localizada na província de Guangdong, no sul do país, ao norte de Hong Kong.
Em maio de 1980, Shenzhen foi transformada na que seria a primeira Zona Econômica Especial, uma consequência das políticas de abertura econômica, E, assim, tal mudança trouxe uma chuva de investimentos chineses e estrangeiros em Shenzhen, atraindo milhares de novos habitantes e impulsionando a construção de empresas e moradias.
O Vale do Silício de Hardware
Apontada como a principal fábrica de hardware do mundo, não é à toa que Shenzhen é conhecida através do apelido de Vale do Silício de Hardware – uma alusão à famosa região dos Estados Unidos, que é o lar das maiores empresas de tecnologia conhecidas.
A região Huaqiangbei, de Shenzhen, é considerada como o maior mercado do mundo de fornecimento de eletrônicos. É onde está localizada, por exemplo, a gigante Hax, uma empresa que se descreve como “aceleradora” de hardware.
Shenzhen é a capital mundial para os empreendedores: reúne o que há de mais inovador não só entre os chineses, mas entre as mentes provenientes dos mais variados países do mundo.
Fontes: China Daily, The Economist, The Guardian, El País e BBC, ChinaTrading, Internet
Nenhum comentário:
Postar um comentário