O Aeroporto de Beijing conta, desde sábado (19), com um sistema que permite a cidadãos chineses detentores de passaporte eletrônico proceder ao controlo fronteiriço de forma independente, em uma operação de 10 segundos.
No terminal T3 do aeroporto, na zona de controle fronteiriço, os funcionários do aeroporto reencaminham e aconselham os passageiros para a utilização das máquinas automáticas.
Para proceder ao controle automático são necessários: passaporte eletrônico e cartão de embarque. Usando o passaporte como documento de identificação, deve proceder-se à leitura do código bidimensional (código QR) do cartão de embarque, para aceder à zona de reconhecimento automático, onde o passaporte é escaneado e é realizado o reconhecimento facial e a leitura de impressões digitais. Cerca de 10 segundos depois, os passageiros veem o seu processo de controle fronteiriço finalizado, sem necessidade de espera em longas filas.
É sabido que este tipo de sistema está disponível desde 19 de agosto do ano passado, contando com mais de 300 mil passageiros e membros de tripulações, contudo, há um limite máximo de registro.
Este sistema automático de controle não só ajuda na recolha de informação de cidadãos e voos, como auxilia também na previsão e informação de migração de passageiros. Além disso, permite a que todos os detentores de passaporte eletrônico chinês, documentação eletrônica de Hong Kong, Macau e Taiwan, autorizações de entrada eletrônicas, possam desfrutar de um processo mais tranquilo e menos moroso.
Fonte: Diário do Povo Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário