O Templo de Nanputuo fica no centro de Xiamen perto da universidade da cidade. No caminho até o templo pode-se contemplar um pouco mais da cidade que mais perto do centro, tem uma cara mais velhinha, roots, totalmente diferente do distrito de Jimei.
O templo foi construído durante a dinastia Tang, período 68 – 907 A.D. Ele tem em suas raízes a longa história e cultura do sudoeste chinês, por isso ele também é conhecido como “o templo de mil anos”. Pelo que se vê da história do templo, ele foi reconstruído duas vezes ao longo dos anos e abrigou vários monges famosos chineses, que passavam sua doutrina aos seus discípulos ali. É tanto que a escola budista do templo de Nanputuo é uma das mais respeitadas da China.
Uma coisa bem interessante durante a visita ao templo, existem várias placas dizendo que ele foi construído com as costas para a montanha Wulao e de frente para o mar…
Comece a visita pelos seus jardins, com seus lagos e flores de lótus, tudo muito bem cuidado e limpo considerando a multidão que estava andando por lá.
A entrada do templo é bem bonita, com um Buda enorme de madeira recepcionando os seus visitantes. No prédio principal, e, mas também tem várias alas laterais que são de uso exclusivo dos monges, como dormitórios, refeitórios e os locais onde acontecem as aulas. O bom é que dá para dar uma espiadinha e ver como as coisas acontecem, ah, mas antes peça permissão às pessoas que tomam conta dos acessos às áreas dos monges.
Andando nos corredores que vão dar acesso aos principais pagodes, o que se vê são diversos budas dourados, cada um com uma função e hierarquia.
Budas enormes de ouro maciço, diversas peças decorativas ricamente trabalhadas. Tudo realmente muito lindo.
Passando pelo templo, faça a subida da Montanha de Wulao.
Durante o caminho há paradas estratégicas, como um templo na gruta ou um monumento a um monge especial, além de vários pontos para apreciar Xiamen do alto.
Depois de descansar e apreciar a vista de Xiamen contra o mar chinês era a hora de descer…
Do templo pegue um ônibus em direção ao centro de Xiamen.
O Centro Antigo é uma fusão de prédios mais velhos e os novos, criando um belo contraste.
Perpendicular a Zhongshan Road, visite a Rua da Paz, a rua dos baladeiros de Xiamen, entupida de barracas de comidas tradicionais para nenhum oriental botar defeito e ocidental ficar de boa aberta com tanta coisa diferente.
Andando pela Zhongshan Road, pare na região das docas onde saem os ferry boats para a ilha de Gulangyu. Um ponto a ser considerado é que os ferries para turistas são diferentes dos que os ferries reservados para os locais.
Fonte: Ligado em viagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário