Certamente Okinawa é o destino mais cobiçado dentre todos os pontos turísticos do Japão. Há quem diga que é um outro país, muito diferente da terra do sol nascente.
Para quem não conhece, Okinawa (em japonês 沖縄 cujo significado é "corda no mar)" é um conjunto de ilhas no sudoeste do Japão. Ao todo são 161 ilhas que abrangem cerca de 1,000 quilômetros de leste a oeste e 400 quilômetros de norte a sul. Sua capital é Naha e a única maneira de chegar até lá é de avião. O voo dura aproximadamente 3 horas partindo do Aeroporto Internacional de Narita, Tokyo.
Os nativos de Okinawa são conhecidos por sua longevidade. Ali, as pessoas vivem mais tempo do que em qualquer outro lugar do mundo. As possíveis explicações são a alimentação, o estilo de vida calmo e de baixo estresse, as atividades físicas regulares e a espiritualidade dos habitantes. A dieta nutricional tem baixo teor de gordura e sal. Os alimentos mais consumidos são peixes, tofu e algas.
Okinawa tem um estilo arquitetônico diferente das demais regiões do Japão. As casas são feitas de concreto (enquanto que no restante do país são de madeira) com janelas vedadas e telhados cimentados. Tudo isso para suportar os freqüentes tufões que sempre passam pela ilha. Os telhados são normalmente na cor vermelha, inspirados no design chinês.
Os Shisa (em japonês シーサー) são dois leões, símbolos de Okinawa. Estão em todos os lugares: nas ruas, nas praças, nos telhados, nos portões das casas, comércios, entre outros. Acredita-se que eles podem espantar o mal. Há quem diga que o macho está com a boca aberta para espantar os maus espíritos e a fêmea com a boca fechada para manter os bons fluidos.
Fonte: Perdidas no Japão
Nenhum comentário:
Postar um comentário