O templo da caverna de Dambulla, também conhecido como o Templo de Dambulla, é Patrimônio Mundial (1991) no Sri Lanka, situado na parte central do país. Este site está situado a 148 quilômetros a leste de Colombo e a 72 km ao norte de Kandy. É o maior e melhor preservado complexo do templo da caverna no Sri Lanka. Existem mais de 80 cavernas documentadas na área circundante. As principais atrações são espalhadas por cinco cavernas, que contêm estátuas e pinturas. Estas pinturas e estátuas estão relacionadas com Gautama Buddha e sua vida. Há um total de 153 estátuas de Buda, três estátuas de reis do Sri Lanka e quatro estátuas de deuses e deusas. Estes incluem Vishnu e o Ganesha. Os murais cobrem uma área de 2.100 metros quadrados (23.000 pés quadrados).
As cinco cavernas
O templo é composto por cinco cavernas, que foram convertidas em salas de santuários. As cavernas, construídas na base de uma rocha de 150m de altura durante o Anuradhapura (século I a 993 dC) e tempos de Polonnaruwa (1073 a 1250), são de longe o mais impressionante dos muitos templos da caverna encontrados no Sri Lanka.
O acesso é ao longo da suave inclinação da Rocha de Dambulla, oferecendo uma vista panorâmica das terras planas circundantes, que inclui a fortaleza de rock Sigiriya, a 19 km de distância. Crepúsculo traz centenas de andorinhas swooping para a entrada da caverna.
A maior caverna mede cerca de 52 m de leste a oeste e a 23 metros da entrada das costas, esta caverna espetacular tem 7 metros de altura no ponto mais alto.
As divindades hindus também são representadas aqui, assim como os reis Valagamba e Nissankamalla, e Ananda - o discípulo mais dedicado do Buda.
Fonte: Internet
Nenhum comentário:
Postar um comentário