Velocidade e conforto cobrindo grandes distâncias |
Quando precisamos fazer alguma viagem um pouco mais longa, quase sempre há aquela reflexão sobre qual meio de transporte será utilizado. Ir de carro ou de ônibus é, na maioria das vezes, a opção escolhida, mesmo que seja mais demorada e traga estatísticas comprovando que estas são as alternativas menos seguras.
Há também a opção de ir de avião, contudo, os atrasos, as grandes distâncias entre o centro das cidades e os aeroportos e o fato de você ficar incomunicável durante as viagens podem pesar bastante – principalmente para aqueles que voam a negócios.
Mas e que tal viajar de trem? Apesar de o modal praticamente não ser utilizado no Brasil, na Europa e na Ásia, cada vez mais os países vêm adotando esse tipo de transporte. E nesse sentido o destaque fica por conta da China, que tem a maior e mais moderna linha de trens-bala do planeta.
Conheça agora um pouco sobre a China Railways e o CRH380A: o trem-bala sobre rodas mais rápido do mundo.
Ligando o país de forma rápida e inteligente
Região mais populosa do país |
A China tem experimentado na última década um ritmo de crescimento extremamente acelerado. A economia do país vem conseguindo superar com força as últimas crises mundiais – e a nação já rivaliza com os Estados Unidos pelo posto de maior economia do planeta.
Além disso, estamos falando do país mais populoso do mundo, com cerca de 1,3 bilhão de habitantes. Estes se encontram espalhados em uma área de 9.640.821 quilômetros quadrados – a terceira maior nação do mundo em espaço territorial. Com tanta gente e toda essa área, o que é possível fazer para ligar tudo de maneira eficiente?
Há muitos anos o país já vinha construindo e utilizando as linhas férreas para facilitar o transporte de cargas e da população entre as cidades. Percebendo que essa é uma saída inteligente, o governo começou a intensificar os investimentos no desenvolvimento da malha ferroviária do país, principalmente em um novo tipo de linha: a ferrovia de alta velocidade, chamada no país de China High Speed Rail Network.
Com o projeto em execução desde 2008, a primeira linha a ser colocada em operação foi a Jinghu High-Speed Railway, em 2010. Ela passa por uma das regiões mais importantes da China, pois, além de ligar as duas maiores cidades da nação, Beijing e Shanghai, ela acaba cobrindo um quarto da população total do país– cerca de 330 milhões de pessoas.
O século XXI anda sobre trilhos
Construção de parte da linha |
Para a implantação da nova ferrovia de alta velocidade, o país precisou substituir as linhas pré-existentes, pois algumas já tinham mais de 100 anos de utilização. Além disso, esses trilhos também não seriam capazes de suportar a velocidade atingida pelos novos trens. Por isso, a solução encontrada pelos chineses foi drástica: construir uma nova linha com aproximadamente 1.320 quilômetros de distância – e fazer isso implantando muita tecnologia.
Construção de parte da linha |
Tudo começa na maneira como o trecho foi montado. Pelo fato de a Jinghu High-Speed Railway cortar campos de criação de animais, enormes plantações e muitas montanhas, os engenheiros resolveram desenvolver boa parte do trajeto utilizando pontes, viadutos e túneis. Ao todo, cerca de 85% do caminho é elevado.
Dessa forma, o trajeto inclui nada menos do que 244 pontes e 22 túneis. E não é só isso. As duas maiores pontes do mundo fazem parte da linha: a Danyang–Kunshan Grand Bridge, maior ponte do planeta, com 164 quilômetros, e a Tianjin Grand Bridge, segunda maior, com cerca de 114 quilômetros de comprimento.
Para suportar toda a pressão dos trens, os engenheiros chineses inventaram um caminho composto por gigantescos blocos de cimento e metal. O processo é incrível. Primeiro, foram criados grandes blocos de malha de aço. Depois, foram adicionados, também, cabos de aço esticados, cruzando toda essa estrutura de um lado para o outro.
Essa estrutura-base faz com que estas placas tenham uma força de 500 toneladas, algo que as mantém firmes e sem sofrer nenhum deslocamento ou deformação. Em seguida, os blocos receberam toneladas de cimento para ganhar corpo. Por fim, os painéis ganharam uma modelagem por meio de cortes a laser, algo que fez dos trilhos desta linha os mais lisos, resistentes e precisos de todo o planeta.
Mais de 450 mil blocos foram utilizados na construção da linha. Para atender a demanda, o governo chinês instalou fábricas ao longo do caminho, conseguindo, assim, abastecer a obra de forma rápida e mais eficiente.
O trem sobre rodas mais rápido do planeta
Com uma linha tão espetacular, o trem também precisa ser impressionante. Para o projeto, engenheiros de todas as partes criaram 20 ideias diferentes.
O destaque do veículo se dá já à primeira vista: sua frente rebaixada traz a modelagem aerodinâmica mais adequada para a velocidade média pretendida: 380 quilômetros por hora. Isso, sem prejudicar a visibilidade do condutor – que precisa ficar atento a todos os detalhes do caminho.
Corpo capaz de furar qualquer tipo de barreira
Fonte: Internet
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