Pesquisar este blog

segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Fuxing: trem-bala construído com tecnologias avançadas



BEIJING,  – O trem de alta velocidade Fuxing (ou Rejuvenescimento), totalmente desenvolvido pela China e a operar entre Beijing e Shanghai, aumentou a velocidade para 350 km/h no dia 21 de setembro, se tornando em um dos serviços de trem mais rápidos do mundo.
Uma reportagem do Diário de Ciência e Tecnologia revelou algumas das tecnologias avançadas usadas no trem.
Menor resistência ao ar
Quando o trem-bala viaja a uma velocidade de 350 km/h, 90% da resistência sentida é do ar. Comparado com as versões anteriores de trens-bala na China, o trem Fuxing tem um desempenho aerodinâmico aprimorado.
A resistência reduziu em 12% e o consumo de energia por 100km per capita foi reduzido em 17%, de acordo com Ding Sansan, vice-engenheiro-chefe da CRRC Sifang Co Ltd, fabricante do trem-bala.
É equivalente a uma redução de 5.000 quilowatts de eletricidade em uma viagem de Beijing para Shanghai, disse Ding.
Mais inteligente
Mais de 2.500 detetores foram instalados no trem-bala Fuxing para monitorar a vibração, a temperatura dos rolamentos, a tração e os sistemas de travagem, bem como o ambiente nas carruagens.
Em uma única viagem de Beijing e Shanghai, com uma distância de 1.318 quilômetros, mais de 300 megabytes de dados serão registrados através desses detetores.
Além disso, o trem-bala introduziu pela primeira vez a Ethernet (uma arquitetura de interconexão para redes locais) de alta velocidade no sistema de controlo de rede, com uma expansão de largura de banda ao nível de 1 megabyte para o nível de 100 megabytes. Todo o sistema de controle de rede, incluindo hardware e software, foi totalmente desenhado pela China.
Um trem seguro e tranquilo
Para aumentar a capacidade anti-colisão, o trem está equipado com dispositivos de absorção de energia de impacto.
A capacidade de absorção do sistema anti-colisão do Fuxing atinge os 6,8 megajoules, um valor considerado avançado a nível mundial, disse Ding.
O trem Fuxing é também muito tranquilo. O ruído mais alto que um passageiro pode ouvir a uma velocidade de 350 km/h é de 65 decibéis, graças ao design simplificado da locomotiva do trem e aos novos materiais à prova de som.
Fonte: Diário do Povo Online
www.chinatur.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário