Pesquisar este blog

terça-feira, 10 de outubro de 2017

Todaiji: o templo do grande Buda de Nara

Uma das mais concorridas atrações turísticas do Japão é Patrimônio Cultural da Humanidade e também a maior construção em madeira do planeta, que por sua vez abriga a maior estátua de Buda do mundo feita em bronze.

O pavilhão onde está o Grande Buda de Nara é a maior construção em madeira do mundo

Grandiosidade! Essa é a expressão que primeiro vem à cabeça das pessoas que visitam o Todaiji, o mais famoso templo da cidade de Nara (a capital do Japão entre os anos 710 ao 784). A dimensão física do santuário está diametralmente relacionada a sua importância no panorama político do século 8, quando o imperador Shoomu (724~749) estabeleceu um forte governo centralizador e o budismo como religião oficial da nação.

O Todaiji funcionava como um eminente centro de pesquisa e difusão da doutrina budista, em especial da linha Kegon, onde os monges realizavam seus treinamentos e estudos. Era uma espécie de “quartel-general” dentro de um sistema chamado Kokubunji, constituído por uma rede de templos erguidos por ordem do imperador nas várias outras províncias e ligados aos clãs que detinham o poder em cada região. Se por um lado era uma estratégia imperial de dominação e controle, por outro, através dos Kokubunji e das cerimônias neles praticadas, orando pela paz interna no País e pela prosperidade do povo, criou-se pela primeira vez uma consciência de unidade nacional.

Visitantes purificam-se com fumaça de incenso diante das gigantescas portas de madeira


Grande Buda


O Grande Buda de Nara sentado
sobre pétalas de lótus
Entre as várias esculturas de extraordinário valor artístico e histórico que constituem o tesouro do Todaiji encontra-se a imensa estátua chamada popularmente de Nara no Daibutsu (Grande Buda de Nara) e que está instalada no pavilhão principal do templo, denominado Daibutsuden.

Hoje, observando a imponência das construções e objetos artísticos legados do período Nara, pensamos o quanto deveria ter sido gloriosa aquela época. Contudo, as condições sociais e políticas reinantes não era em nada para se vangloriar. O País se encontrava tumultuado, envolto em guerras e revoltas internas, epidemias e desastres naturais.

O imperador Shoomu acreditava que por meio da religião se poderia pacificar a nação de tal forma que a população conseguisse buscar prosperidade, em especial pela devoção e fé ao budismo. Foi assim que ele teve a idéia de instituir o sistema dos Kokubunji e de construir uma monumental imagem de Buda, que fosse um símbolo nacional, ao mesmo tempo que representasse o poderio imperial.

Imagem relacionada

O Grande Buda, com altura de 14,98 metros, levou três anos para ser construído nos arredores do templo Kinshoji, que foi o predecessor do Todaiji, e finalizado em 749. O pavilhão que lhe dá cobertura foi terminado em 751, e no ano seguinte foi inaugurado com uma grande cerimônia de consagração.

Resultado de imagem para todaiji temple

Fonte internet




Nenhum comentário:

Postar um comentário