Pesquisar este blog

sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

Viagem à China para a vila chinesa de Wuzhen e sua paisagem aquática milenar

Resultado de imagem para vila milenar de Wuzhen

Wuzhen localiza-se na província de Zhejiang. Partindo de Hangzhou. Construída à beira de água há 1.300 anos, o lugar é cortado pelo Grande Canal Beijing-Hangzhou. As construções históricas da vila milenar estão bem preservadas, tanto quanto o jeito singelo de seus moradores.

Imagem relacionadaEm 2001, a vila de Wuzhen determinou oficialmente Dongshan como zona turística. Em 2007, foi a vez de Xishan ganhar essa denominação. Desde então, turistas de todo o mundo visitam a vila atraídos pela paisagem aquática autêntica e pelo marcante ambiente cultural. As duas zonas turísticas têm estilos diferentes. A vocação de Dongshan é para um passeio de contemplação. Já Xishan é mais original e tranquila, ideal para passar uns dias descansando, relaxando e experimentando a cultura, o folclore e o modo de vida dos locais.

Wuzhen é uma vila de estreita relação com a água. Pontes de pedra, pátios e casas, ruas, corredores…Tudo reflete a paisagem aquática típica do sudeste da China. As casas que lotam as duas margens do rio dão um charme único ao lugar. Algumas delas avançam sobre as águas, sustentadas por pilares de madeira ou pedra.


O curioso é que em Xishan não existem tantas lojinhas. Shao Yun, responsável pelo desenvolvimento turístico de Wuzhen, explicou que, para manter intacta a atmosfera cultural de Xishan, existe um certo tipo de controle sobre as áreas destinadas a estabelecimentos comerciais.

Durante esses mais de mil anos, os moradores de Wuzhen construíram um folclore e uma arte própria, ainda hoje intactos. Xu hong, guia turística de Wuzhen, disse:
"Aqui é possível o reencontro com uma vida antiga. Temos cinemas ao ar livre que passam filmes velhos em preto e branco. Temos também casas de chá e teatros. A vida aqui tem um ritmo lento, como no passado."



"Wuzhen  faz lembrar  Veneza, na Itália. Aqui, tem pontes tradicionais de pedra, delicadas esculturas de madeira, além do curso ziguezagueante do rio. Tudo é muito encantador!"

Fonte: CRIOnline



Nenhum comentário:

Postar um comentário