As belas glicínias do Ashikaga Flower Park
O Ashikaga Flower Park (あしかがフラワーパーク) é um belo parque de flores, localizado em Ashikaga, em Tochigi Ken. Esse parque é caracterizado especialmente por seus belos jardins sazonais, que fazem o parque ganhar um novo cenário a cada estação. São 20 hectares com cerca de 160 glicínias, 1.500 azaleias, mais de 1000 hortênsias, 10.000, Calamis, lírios d´agua e muitas outras.
Porém, dentre estas, as glicínias japonesas (wisterias) são com certeza, as atrações principais do parque. No Japão, essas flores são chamadas de Fuji e juntamente com o Sakurá, são as flores mais apreciadas no Japão. Sua temporada começa assim que a do Sakurá acaba, durante a primavera e próximo ao Golden Week.
A Fuji pode ter várias colorações como branco, rosa claro, roxas, amarelas, embora seja as de cor lilás, consideradas as genuinamente japonesas. Sua cor é chamada frequentemente de fuji-iro (cor da glicínia) e é considerada uma cor elegante e refinada que remete ao Japão Antigo, especialmente o período Heian (794-1183), época em que o poderoso clã Fujiwara reinava no país.
São espécies de flores trepadeiras de grande valor ornamental, que crescem enroladas em fortes troncos de árvores e que caem em cachos de diversos tamanhos de comprimento. No Japão, as mais comuns são a wisteria japonica floribunda, cujas flores se assemelham a cachos de uvas quando vistas de longe.
Outras espécies, como a “sunazuri no fuji” (glicínia que toca o chão), enfeitam caramanchões com suas cascatas que chegam quase ao chão. As flores dessa espécie possuem cachos que podem chegar a um metro de comprimento. Sua fragrância é também sóbria e refinada, e remete ao conceito “yugen” de estética japonesa.
Algumas árvores possuem mais de um século de existência. Como forma de manter o ar purificado e o solo fértil, foram enterrados 260 toneladas de carvão vegetal. No parque ainda você encontrará muitas lojas, floriculturas e restaurantes. Outro grande destaque do parque é o Túnel de Fuji, com mais de 80 metros de comprimento, cujo teto é forrado de glicínias de várias cores.
Segundo lendas japonesas, famílias que possuem o kanji de fuji (glicínia) em seus sobrenomes são pessoas muito afortunadas. Lembrando que o Fuji, do Monte Fuji, se escreve em outro ideograma (富士), diferente do Fuji de Glicínia (藤).
Por exemplo, o sobrenome Fujiwara (藤原) significa “campo de glicínias”, Fujimura (藤村) significa “vila das glicínias”, Fujisaka ( 藤坂) significa “ladeira das glicínias” e Fujiki (藤木) significa “pé de glicínia.
Bom, mas voltando ao parque, realmente, é um belo lugar que vale a pena ser visitado em qualquer época do ano. No inverno por exemplo, o local recebe uma iluminação especial de natal, de deixar qualquer visitante de queixo caído.
Fonte: Japão em foco
Nenhum comentário:
Postar um comentário