Pesquisar este blog

quarta-feira, 27 de junho de 2018

AVATAR - Turismo na China - encare uma China exótica que provoca arrepios

Muito além dos cenários badalados de Beijing e de Shanghai, está, em Zhangjiajie, na Província de Huan, China Central, uma das faces mais selvagens da China por suas paisagens e formações geológicas únicas no mundo, que já inspiraram histórias de resistência e as mais insanas ficções, entre elas o filme Avatar
Visit China/Divulgação
Passarela de vidro com 100 metros de extensão é uma das sensações da Tianmen Mountain

Picos de arenito, milhares deles, flutuam sobre o tapete branco, que se arma e desarma ao sabor do vento. Se, num piscar de olhos, a vegetação espetada nas pontas atrevidas das finas formações de arenito perdem-se no horizonte assombrado por nuvens ariscas, no minuto seguinte uma rajada de luz varre o céu. A exuberância da floresta de pináculos – torres de pedra coroadas de vegetação e aves que se elevam a até 200 metros – emerge de vales, margeando lagos.



Bem-vindo ao Parque Florestal Nacional de Zhangjiajie, que significa “Reduto da família Zhang”, referência à fuga do general Zhang Liang, no século 3 a.C., de uma perseguição engendrada pelo imperador Liu Bang, da dinastia Han (206 a.C. a 24 d.C.). 

Trata-se de uma das três reservas nacionais que compõem o complexo de Wulingyuan, na província de Hunan, China Central. As duas outras que integram o triângulo de ouro do complexo são a Suoxiyu Nature e a Tianzi Mountain Nature. Desde 1992, Wulingyuan, que se estende por quase 250 quilômetros quadrados, foi reconhecido pela Unesco como patrimônio mundial.
Blog Lugares Fantásticos/Reprodução da internet
Estrada tem 99 curvas que serpenteiam e abraçam a montanha de Tianmen

As paisagens de Zhangjiajie são muito peculiares, formadas a partir de sublevantamentos geológicos, que trouxeram à tona sedimentos pré-históricos fossilizados há 400 milhões de anos do leito marinho. O que se observa são grandes montanhas de arenito de quartzo, erodidas verticalmente por chuvas ácidas ao longo dos últimos 2 milhões de anos, levando ao seu colapso e à formação de picos alongados. Quase como magia, mais de 3.100 elegantes e longas torres brotam de vales profundos e entrelaçam-se nessa exótica paisagem, com grandes cachoeiras, cascatas e lagos que, progressivamente, criaram cerca de 40 cavernas e túneis interligados, com luzes e cores quase sobrenaturais.

Espécimes de fauna e flora, não mais vistos em nenhum lugar do mundo, se estabeleceram na região, que foi “apresentada” ao mundo ocidental depois de servir de inspiração para a concepção das Montanhas Aleluia de Pandora, do blockbuster Avatar. 

O universo do planeta utópico realmente veio de Zhangjiajie, mas, dificilmente, as sensações que o filme nos provoca podem se comparar à forte impressão gerada pelo ineditismo dos cenários da região


fonte: uai.com.br/app/noticia/turismo


Nenhum comentário:

Postar um comentário