É de conhecimento geral que a China possui inúmeras obras excepcionais construídas durante toda sua história antiga. Entretanto, são os engenheiros chineses contemporâneos que estão causando grande surpresa e admiração pelo mundo afora. Não é só a grandiosidade das construções, mas a rapidez e eficiência na engenharia chinesa.
Beijing (3n) – Xian (2n) – Shanghai (2n) – Guilin (1n) – Guangzhou (1n)
A Ópera de Harbin, uma das obras-primas da engenharia chinesa
A engenharia chinesa traz, ao turista que viaja pela China, uma parte simbólica e concreta do mundo afora, como a Torre Eiffel, Stonehenge e a Casa Branca.
No entanto, se pontos turísticos não são o bastante, saiba que em Guandong uma cidade austríaca inteira foi construída, contendo até o Palácio de Versalhes. E para aqueles que acreditam que tais cidades são apenas destinos turísticos, saiba que, na realidade, são cidades residenciais, onde os moradores seguem uma vida normal como todos os outros chineses.
Beijing (3n) – Xian (2n) – Nanjing (2n) – Hangzhou (2n) – Suzhou (1n) – Shanghai (2n)
A réplica da Torre Eiffel, em Hangzhou, na China
As cópias arquitetônicas da engenharia chinesa têm como objetivo centralizar a China culturalmente, e suas imitações mais famosas são a Torre Eiffel, localizada em Hangzhou, o Búfalo de Nova York, em Shanghai, Stonehenge, em Hefei, o Arco do Triunfo e a Casa Branca, ambos em Hubei.
Sejam obras do próprio governo ou particulares, as construções fazem jus ao tamanho da economia chinesa. Seja na altura dos prédios ou no comprimentos de gigantescas pontes, conheça algumas das maiores construções da China, as quais demonstram o poder econômico chinês.
Beijing (3n) – Xian (2n) – Chengdu (2n) – Shanghai (2n)
New Century Global Center em Chengdu é o edifício com maior amplitude interior do mundo, ultrapassando o Terminal 3 do Aeroporto Internacional do Dubai. Com 500 metros de comprimento, 400 metros de largura, 100 metros de altura e uns inacreditáveis 1,7 milhões de metros quadrados de área total, este colosso da Engenharia Civil moderna poderia acomodar no seu interior 20 edifícios do mesmo tamanho da Ópera de Sidney.
O edifício alberga centros comerciais, escritórios, hotéis, centros de conferências, cinemas, a réplica de uma aldeia mediterrânica e até uma praia artificial.
|
As pontes são mega-construções que necessitam de muito trabalho e recursos. Contudo, esses obstáculos não parecem tão grandes para a engenharia chinesa. Prova disso é o fato de que a maior ponte do planeta encontra-se na China. A Ponte de Danyang-Kunshan conecta duas grandes cidades do país: Shanghai e Nanjing. O comprimento dessa ponte é quase inacreditável, medindo 164 km. Além dessa ponte, é importante destacar que das 8 maiores pontes do mundo, 6 estão na China.
(6 DIAS / 5 NOITES)
Shanghai (2n) – Beijing (3n)
Com 164 km de extensão, a Ponte de Danyang-Kunshan conecta as cidades de Shanghai e Nanjing
- Com 632 metros de altura, a torre de Shanghai só não recebe o título de torre mais alta do mundo devido à Burj Khalifa, nos Emirados Árabes. Outra elemento notável da engenharia chinesa que podemos encontrar nesta construção é o elevador, que tem o título de elevador mais rápido do mundo. Outras construções de medidas descomunais da China são: Ping An Finance Center, com 559 metros de altura; CTF Finance Centre, com 530 metros e Shanghai World Financial Center, com 492 metros.
Beijing (3n) – Shanghai (2n)
- Outra “monstruosidade” da engenharia chinesa que está sendo construída é o novo aeroporto de Pequim. A obra é tão grande que os números falam por si só. A área ocupada é de 47 km² e com um custo superior a 12 bilhões de dólares, além de ter capacidade de acolher 100 milhões de pessoas.
O novo aeroporto de Pequim, ainda em construção, terá capacidade para 100 milhões de pessoas
Obras-primas da engenharia chinesa que merecem atenção
- Com a problemática da poluição do século XXI, a engenharia chinesa também preocupou-se com essa nocividade. Por isso, a China investiu nas “construções verdes”. Obras sustentáveis e que visam a diminuição da poluição do ar chinês. Além de ter o segundo maior arranha-céu do mundo, a China possui o arranha-céu ecológico mais alto do planeta, o Taipei 101. Os vidros desse prédio impedem a formação de ilhas de calor, além disso, o prédio trabalha na reciclagem de recursos e na reutilização de “águas cinzas”.
A China possui o arranha-céu ecológico mais alto do planeta, o Taipei 101, em Taipei
- A Casa de Ópera de Harbin possui uma arquitetura que muitos brasileiros lembrarão do estilo de Oscar Niemeyer, com uma fachada curvilínea. A ilha cultural Harbin traz essa obra-prima da engenharia chinesa como seu local mais emblemático. Com o hall de entrada feito de vidro e o teatro feito de madeira, a mistura de materiais bem trabalhados formam uma construção exuberante.
A Ópera de Harbin, na China
Fonte: chinavistos
Nenhum comentário:
Postar um comentário