FUNDAMENTOS DO CONFUCIONISMO
As ideias pregadas no Confucionismo são bastante diferentes das encontradas nas religiões tradicionais do Ocidente. Na filosofia de Confúcio não há um Deus, uma unidade criadora e muito menos templos ou igrejas.
Símbolo do confucionismo |
Sua doutrina fundamenta-se na busca pelo Tao, a harmonia da vida e do mundo. Para atingir o Tao, o Confucionismo coloca a família como base de uma sociedade em que todos os seres humanos vivem em harmonia. Esta família começa nos governantes, que devem amar o povo como verdadeiros pais, e termina nos súditos, que têm o dever de serem obedientes e humildes como filhos.
Outra das características presentes no Confucionismo é o culto aos antepassados. Para Confúcio, os seres humanos são formados por quatro dimensões:
- O Eu
- A Comunidade
- A Natureza
- O Céu
Além disso, prega que os seres humanos têm que possuir cinco virtudes essenciais, que são:
- Amar o próximo
- Ser justo
- Ter comportamento adequado
- Ter consciência da vontade dos céus
- Cultivar a sabedoria e a sinceridade
Beijing (3n) – Xian (2n) – Nanjing (2n) – Hangzhou (2n) – Suzhou (1n) – Shanghai (2n)
Templo de Confúcio na China |
O Confucionismo tem como objetivo fomentar a ordem do universo através do ordenamento das relações sociais. Segundo o Confucionismo, se as relações sociais estiverem equilibradas, o universo estará equilibrado e todos os seres viverão felizes e em harmonia. Nesse sentido, o Confucionismo procura disciplinar todo tipo de relação social: a relação entre pai e filho, entre irmãos mais velhos e irmãos mais novos, entre cônjuges, entre governantes e governados, entre antepassados e descendentes, entre patrões e empregados, entre superiores e subalternos, entre amigos, entre professores e alunos e entre o céu (a divindade máxima) e os demais seres do universo.
À exceção da relação entre amigos, todas as demais relações seriam fundamentadas no princípio da hierarquia, onde um dos elementos seria superior e outro elemento seria inferior. Por exemplo, o pai seria superior ao filho, o marido seria superior à esposa, o filho mais velho seria superior ao filho mais novo, o governante seria superior ao governado, o antepassado seria superior ao descendente e o céu seria superior a todos. Entre amigos, a relação seria de igualdade. Dentro da relação confuciana ideal, o elemento superior deve se preocupar em garantir o bem-estar do elemento inferior e este, em troca, deve obedecer e respeitar o elemento superior.
Fonte: Chinavistos
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