O novo aeroporto de Beijing – atualmente sendo construído na região sul da cidade – está implementando várias inovações que o tornarão um dos mais eficientes, e, simultaneamente, o maior aeroporto do mundo.
O objetivo de longo prazo para esta infraestrutura, será servir 100 milhões de passageiros e 4 milhões de toneladas de mercadorias anualmente.
Durante a construção desta mega infraestrutura, um sistema de controlo de GPS foi adotado para um engenho de compactação do solo – uma máquina com uma grua e um martelo suspenso que repetidamente golpeia o chão para comprimir o solo e a gravilha na construção de ruas e pistas de aviação.
Para tornar estas pistas da maior qualidade, é essencial que o chão seja compactado para prevenir que o movimento da terra possa danificar a superfície.
Dong Jiaguang, gestor do departamento de engenharia do novo aeroporto, inventou o sistema e registrou a patente de propriedade intelectual na China e nos Estados Unidos. A patente passou já a fase de examinação preliminar.
“Antes do sistema digital, os condutores tinham de contar quantas vezes o martelo havia atingido o solo. Era difícil para os supervisores de qualidade monitorizarem a performance dos condutores e inspecionarem a qualidade de compactação”, disse Dong.
Este sistema pode também aumentar a precisão dos trabalhos de construção.
As pistas do novo aeroporto abrangem uma área de cerca de 1.800 hectares – aproximadamente 2.500 campos de futebol. As inovações estão também presentes no edifício do terminal, uma estrutura no formato de estrela que se tornou, entretanto, popular nas redes sociais.
No passado, os telhados dos terminais de alguns aeroportos foram por vezes abalroados por ventos fortes, mas o novo design usa parafusos inovadores para unir as várias partes do telhado e distribuir a pressão ao longo de toda a sua extensão.
“Agora o telhado aguenta com a pressão de forma mais igualitária”, disse Zhang Xiaofeng, vice diretor-geral do departamento de engenharia do terminal do aeroporto.
De acordo com um plano preliminar, até 2025 o aeroporto irá conter 4 pistas, e 268 estacionamentos de aviões, os quais poderão acomodar 620.000 voos e servir 72 milhões de passageiros anualmente.
O aeroporto, que não recebeu ainda um nome, foi desenhado para aliviar a pressão sobre o atual Aeroporto Capital Internacional de Beijing, que já atingiu a sua lotação.
O novo aeroporto deverá abrir no final do ano de 2019.
Fonte: Diario do Povo Online
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