As cavernas de Dunhuang estão localizadas a sudeste da cidade de mesmo nome, que pertence à província de Gansu. Eles começaram a construir o ano 366 da nossa era. Na dinastia Tang, o número de cavernas excedia mil. Ao longo dos próximos mil anos renovações constantes foram feitas, permitindo a ser preservado atualmente 492 grutas com mais de 2 000 400 estátuas multicoloridas e 50 mil metros quadrados de afrescos e murais criados em diferentes dinastias.
Se os murais estivessem alinhados, uma galeria de 25 quilômetros poderia ser organizada.
As estátuas budistas de Dunhuang, feitas em barro e decoradas com pigmentos, apresentam figuras individuais e grupais. Com tamanhos que variam de 33 metros, as estátuas mostram diferentes atitudes e faces cheias de vitalidade.
Um dos principais valores artísticos das Grutas de Dunhuang é o fato de reunir o maior número de afrescos do mundo, grandes e com ricos conteúdos. Eles podem ser divididos em 4 grupos: os que têm imagens do Buda, ilustrações baseadas em cânones budistas, aqueles com temas da mitologia tradicional e figuras de pessoas que foram cultuadas. As imagens do Buda constituem a parte central do mural.
Deve-se notar a representação do Buda em vôo, presente em todas as cavernas.
Nas cavernas mais antigas a figura possui características corporais que a aproximam do Buda em vôo, típico da Índia e das regiões ocidentais. No entanto, na dinastia Tang a figura, completamente transformada ao estilo chinês, as asas e penas foram removidas por uma saia leve e fitas.
As Grutas Mogao de Dunhuang representam a representação mais bem preservada da arte budista no mundo, razão pela qual a UNESCO as declarou Patrimônio Cultural da Humanidade.
Inaugurada exposição "Dunhuang Digital -
Contos do Céu e da Terra"
"Dunhuang Digital - Contos do Céu e da Terra", uma exposição apresentada pelo Departamento de Lazer e Serviços Culturais do Governo de Hong Kong e pela Academia de Dunhuang, foi inaugurada ontem (10).
A exposição centra-se nas grutas de Dunhuang, relíquias culturais e apresenta tecnologias multimídia de última geração, permitindo que os visitantes tomem contato com a cultura e a arte de Dunhuang.
Fontes: http://espanol.cri.cn / Diário do Povo Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário