Pequim (Beijing) é uma cidade com muitas atrações turísticas interessantes, várias delas Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Por isso, o que não falta na cidade são lugares legais para visitar. Veja abaixo as principais atrações turísticas da cidade:
Cidade Proibida
A principal atração de Pequim é seu antigo palácio imperial chamado de Cidade Proibida. Seu nome é referente ao controle que havia no local, ninguém podia entrar ou sair sem o consentimento do imperador. A Cidade Proibida não é apenas um palácio, mas um grande complexo, com vários templos, residências, jardins e construções, por isso o nome de “cidade”. Ao contrário do que se imagina, o local de moradia dos imperadores não era a parte mais suntuosa, muito pelo contrário, é um lugar relativamente simples. As grandes construções que chamam mais a atenção são os templos.
Beijing (3n) – Xian (2n) – Shanghai (2n) – Guilin (1n) – Guangzhou (1n)
Templo do Céu
O templo mais famoso de Pequim é o Templo do Céu. O templo foi construído na mesma época da Cidade Proibida, no começo do século XV. A construção chama a atenção por sua forma arredondada, com 30 metros de diâmetro e 33 metros de altura, sustentada por 28 colunas de madeira, algumas delas ricamente esculpidas e pintadas. Na verdade, chama-se Templo do Céu não apenas o templo redondo, mas um conjunto de templos que ficam dentro do Parque Tiantan, em meio a uma grande área verde.
Beijing (3n) – Shanghai (2n)
|
Palácio de Verão
Outro destaque de Pequim, que também se relaciona com a monarquia, é o Yiheyuan, mais conhecido como Palácio de Verão. O Palácio, mais recente do que a Cidade Proibida, foi construído no século XVIII para ser a residência de verão do imperador, mas chegou a ser a residência principal nos séculos seguintes. O Palácio localiza-se às margens do Lago Kunming e possui um grande jardim. É bem agradável o local. É comum ver chineses fazendo caminhada às margens do lago.
Praça da Paz Celestial
A Praça Tiananmen, mais conhecida como a Praça da Paz Celestial, é a mais importante da China. A praça é a terceira maior do mundo e ao seu redor estão importantes prédios: Cidade Proibida, Museu Nacional da China e Grande Salão do Povo (sede do Parlamento chinês). No meio da praça há o Mausoléu de Mao Tsé-Tung, em que seu corpo, embalsamado, está em exibição. Apesar de tudo isso, o que deu repercussão internacional à praça foram os protestos de 1989, quando manifestantes ocuparam-na reivindicando maior liberdade política.
Beijing (3n) – Xian (2n) – Guilin (2n) – Hangzhou (2n) – Suzhou (1n) – Shanghai (2n)
Muralha da China
Essa não é uma atração que fica dentro da cidade, mas a 75 km de distância. Entretanto, é uma das atrações mais visitadas pelos turistas que visitam Pequim e certamente a mais famosa de todas. A Muralha da China é imensa, possui milhares de quilômetros de extensão. Próximo a Pequim, existem vários trechos, alguns muito bem conservados, com muita estrutura e outros mais em ruínas e naturais.
Templo Lama
O Templo Lama (Yonghe) é o maior templo do budismo tibetano em Pequim. Foi construído em 1694, pelo imperador Kangxi, para ser a residência de seu filho, o príncipe Yin Zhen. Algumas décadas depois foi oferecido aos monges e se transformou em monastério. O templo é ricamente decorado e possui uma sala com três budas de bronze que representam passado, presente e futuro.
Beijing (3n) – Luoyang (3n) – Xian (2n) – Guilin (2n) – Hangzhou (2n) – Suzhou (1n) – Shanghai (2n)
Museu Capital Beijing
O Beijing Capital Museum é um museu que possui muitos artefatos de vários períodos imperiais da China, incluindo peças de porcelana, bronze, obras de arte e estátuas. O museu conta com mais de 200 mil peças e funciona em um moderno edifício construído em 2006.
|
Fonte: abraceomundo.com
Fotos: Cidade Proibida – Foto: Cathy W (CC BY-NC-ND 2.0),Templo do Céu – Foto: Saad Akhtar (CC BY 2.0),Palácio de Verão – Foto: Miquel Lleixà Mora (CC BY-NC-ND 2.0), Museu Capital Beijing – Foto: Caroline Léna Becker (CC BY 2.0)
Nenhum comentário:
Postar um comentário