Pudong atrai cada vez mais talentos globais
Distrito de Pudong, em Shanghai
É no movimentado distrito de Pudong que Tony Tovar, dos Estados Unidos, realizou o sonho da sua vida. Ele tem uma ocupação que ama, uma esposa chinesa e duas crianças saudáveis, tudo isso enquanto vive confortavelmente em um bairro cosmopolita e acolhedor.
Pudong, localizada a leste do rio Huangpu, costumava ser uma região agrícola, com propriedades não desenvolvidas.
Graças às políticas postas em prática pelo governo chinês para desenvolver a área, juntamente com um grande fluxo de talentos e investimentos, Pudong se tornou uma das zonas financeiras mais vibrantes do país, possuindo muitos arranha-céus afamados, como a Torre de Shanghai, de 632 metros.
Lars Traaholt Vagnes, que acaba de se formar pela Universidade Jiaotong de Shanghai com diploma de bacharel em engenharia da computação, tem estado ocupado com a solicitação de vistos de trabalho no Departamento de Administração de Entradas e Saídas de Shanghai, em Pudong.
"Eu quero criar o meu próprio negócio para explorar o mercado da China", disse o norueguês. Ele decidiu estudar em Shanghai depois de uma visita à cidade durante um período de voluntariado de três meses na província de Anhui, em 2013.
"Recebi uma resposta muito positiva do Departamento de Administração de Entradas e Saídas de Shanghai. Um visto de empreendedor de um ano pode ser aprovado dentro de sete dias úteis", disse Vagnes.
Vagnes é um dos beneficiários das mais recentes políticas de vistos de trabalho, lançadas pela cidade, para atrair estudantes das melhores universidades locais. Desde a sua abertura, há um ano, até junho, o departamento de talentos estrangeiros de Pudong ajudou 50 formandos e 37 alunos de graduação a processar os pedidos de visto de trabalho.
Além disso, o escritório organizou três feiras de empregos para estudantes estrangeiros, atraindo mais de 1.000 estudantes provenientes de mais de 30 países.
"Shanghai lançou uma série de políticas de vistos favoráveis para estrangeiros interessados em iniciar negócios. Até ao momento, emitimos 95 vistos a empreendedores", revelou Cai Baodi, funcionário do Departamento de Administração de Entradas e Saídas de Shanghai.
Quanto aos talentos estrangeiros de alto nível que buscam estadias de longa duração na cidade, eles podem solicitar visto de residente permanente na zona de livre comércio desde abril de 2017. O departamento de talentos estrangeiros recebeu 62 pedidos até junho.
"O número de estrangeiros na cidade definitivamente explodiu. Eu sempre digo às pessoas que Shanghai é uma cidade que está ao nível de Londres, Paris ou Nova Iorque, ou qualquer outra grande cidade do mundo. Há muitas oportunidades aqui", disse Tovar.
A demografia de Shanghai está se tornando cada vez mais diversificada. A Comunidade Internacional Biyun abriga mais de 2.000 famílias estrangeiras de mais de 60 países e regiões.
"Eu vim para cá porque surgiu uma boa oportunidade para a minha carreira, mas, em grande parte decidi vir para poder expor a minha filha à cultura chinesa, e lhe dar a oportunidade de aprender chinês. Eu acho que, da forma como a China está evoluindo, não só crescendo domesticamente, mas globalmente, isso criará oportunidades sem precedentes para o seu futuro", disse Jennifer Goforth, engenheira-chefe da General Motors em Shanghai.
Fonte: Diário do Povo Online
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário