A cidade fica no centro do Japão, a norte de Tokyo.
Toshogu foi construido em homenagem a Ieyasu Tokugawa, com a construção iniciada em 1617 pelo seu filho Hidetada, que o sucedeu no shogunato. O neto de Ieyasu, Iemitsu (também shogun), continuou a obra, expandindo e melhorando o santuário.
Nikko fica próximo ao Lago Chuzenji, famoso pelo multicolorido das florestas e montanhas que o circundam, a partir dos meados de outubro.
Nikko é um conjunto de vários templos.
O Santuário Toshogu de Nikko abriga o mausoléu de Tokugawa Ieyasu, fundador do Xogunato Tokugawa. Patrimônio mundial da UNESCO, o santuário é bem conhecido por edifícios ornamentados ricamente decorados e luxuosos dentro de uma bela floresta e cada um é classificado como um tesouro nacional do Japão.
Santuário Toshogu
Mapa do santuário
Tosho-gu (Estábulo Sagrado) e os entalhes com os macacos
O estábulo (local onde se abrigam animais) do santuário, aparentemente feito para cavalos, é circundado por um painel entalhado em madeira, onde se pode ver vários macacos. Este painel representa coisas cotidianas do homem.
A parte dos três macacos é mundialmente famosa, pois representa um conselho :
“cuidado com o que você ouve, com o que você fala e com o que você vê”.
Fonte de purificação. Antes de entrar nos santuários xintoistas é necessario fazer a purificação no chozuya (ouomizuya), lavando-se as mãos e a boca.
Fonte de Purificação
Tori, feito de bronze, defronte a escadaria e ao portão de entrada, Yomeimon, também conhecido como Porta do Por do Sol.
A obra prima do santuário é Yoneimon, com mais de 500 figuras esculpidas em madeira. É conhecido como porta do por-do-sol, pois é preciso o dia inteiro, até o por-do-sol, para apreciar todos os detalhes.
Yomeimon – detalhes
Oranda Doroo e Joseon Bell
Defronte ao Yomeimon existem duas relíquias, uma lanterna e um sino.
Do lado esquerdo, está o Oranda Doroo (lanterna holandesa), um presente da Companhia Holandesa das Índias Orientais oferecido ao shogun em 1643.
Detalhe da Lanterna Holandesa
Do lado direito está um sino oferecido pelo rei da Coreia , Injo Joseon, em 1643. Uma comitiva coreana visitou o Japão neste ano, para dar contragulações ao shogun Iemitsu Tokugawa, pelo nascimento do herdeiro Ietsuna Tokugawa (nascido em 1641, bisneto de Ieyasu).
Sino oferecido pelo rei Injo Joseon, em 1643
Drum tower & Bell tower
Também em frente ao Yomeimon ficam duas torres gêmeas, a torre do tambor e a torre do sino.
Oranda doro (Lanterna Holandesa) e Drum tower (torre do tambor)
Joseon´s Bell (sino da dinastia Joseon) e Bell Tower (torre do sino)
Rinzo
Apesar de Toshogu ser um local xintoísta, existe este relicário budista. Ali estão guardados 7.000 escrituras e sutras budistas. Não é aberto ao público. O budismo sempre foi tolerado pelos shoguns, num país onde o xintoísmo é majoritário.
Yakushido Temple (Honj-doo) – crying dragon temple
Do lado esquerdo da torre do tambor está o Templo do Dragão.
O dragão pintado no teto do templo – foto: Sebastien Lebegue
Portal Chinês
a entrada oficial aos santuários do Toshogu. O santuário é fechado ao público.
Detalhe do Portal Chinês
Fontes: http://japao-coreias.blogspot.com/Ronaldo Racy
Nenhum comentário:
Postar um comentário